Cinco unidades prisionais do AM tem presos infectados por coronavírus

No total, 29 detentos do Sistema Prisional do Estado estão infectados pelo coronavírus

Gabriel Ferreira, especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 11/05/2020 às 16:52 | Atualizado em: 11/05/2020 às 16:54

Cinco unidades prisionais do Amazonas registraram infectados por coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária(Seap). No total 18 presídios são integrados ao Sistema Prisional do Estado.

Conforme informou, um total de 29 detentos foram diagnosticados positivo a covid-19. Portanto, em Manaus no CDPM (Centro de Detenção Provisória de Manaus) foi apenas um que está em prisão domiciliar. Nos presídios do interior são 15 em Parintins; Tabatinga (8), Tefé (3) e Itacoatiara (2).

O primeiro caso

No Amazonas o primeiro caso confirmado de coronavírus do sistema Prisional foi em 16 de abril. Na ocasião, o paciente foi internado no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo. Desde então ele segue em isolamento, e prisão domiciliar.

 Leia mais

AM confirma 12.919 casos de coronavírus, 320 nas últimas 24 horas

Medidas adotadas

De acordo com a Seap, diversas medidas foram tomadas para prevenção do coronavírus. Foi feito a elaboração do Plano de Contingência e o Manual do Procedimento Operacional Padrão (POP).

A primeira ação adotada foi a suspensão de visitas de familiares e advogados nas unidades prisionais. Esta por meio de decreto no dia 13 de março, que posteriormente foi prorrogado estendendo-se até o presente momento.

Outra medida foi a separação dos internos que integram grupo de risco. Bem como isolamento por 15 dias para todos que entram no sistema prisional.

Na parte interna foram feitas higienização dos pavilhões e celas; pulverização nas unidades com hipoclorito de sódio e água.

As equipes de saúde das unidades intensificaram os trabalhos de verificação de possíveis sintomas do Covid-19 em internos.  Bem como tem fiscalizado a utilização de álcool em gel, máscaras e EPIs por parte dos colaboradores das unidades prisionais.

População carcerária

Atualmente a  população de encarcerados na capital é de 4.962, e no interior é de 1.536. A partir disso, o número de infectados representa 0,4% dos detentos.

 

Foto: Seap/Divulgação