Distanciamento pode ter salvado 2,5 mil pessoas em Manaus
Estudo da Ufam aponta que afrouxamento das medidas podem levar a capital a um novo pico da doenรงa em junho

Ferreira Gabriel
Publicado em: 18/05/2020 ร s 18:29 | Atualizado em: 18/05/2020 ร s 18:32
Medidas de distanciamento determinadas pelo Governo do Estado, como restriรงรฃo ao comรฉrcio, serviรงo e transporte nรฃo essenciais, podem ter salvado 2.500 pessoas em Manaus.
Isso รฉ o que apontaย pesquisa realizada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sobre o coronavรญrus (covid-19) na capital.
Alรฉm disso, o estudo aponta o isolamento social, uso de mรกscaras. Bem como melhoria no sistema de saรบde como responsรกveis pelas mortes evitadas.
O estudo โCurva epidemiolรณgica da covid-19 em Manausโ foi solicitado pela Fundaรงรฃo de Amparo ร Pesquisa do Amazonas (Fapeam). Este, portanto, teve colaboraรงรฃo de professores das universidades federais de Minas Gerais (UFMG). Assim como de Sรฃo Joรฃo Del Rey (UFSJ-MG).
Conforme divulgado hoje, dia 18, a pesquisa usou duas metodologias.
Metodologiasย
A primeira levou em conta o nรบmero de casos confirmados pelo governo. A segunda analisou nรบmeros de รณbitos e sepultamentos realizados na capital.
Ambas obtiveram resultados parecidos, e as conclusรตes foram apresentadas ao Governo do Estado, por meio de comitรช de crise.
Segundo Alexander Steinmetz, do Departamento de Matemรกtica da Ufam, a pesquisa leva em conta a taxa de letalidade em relaรงรฃo ร estimativa de pessoas infectadas (0,75%) e o tempo mรฉdio entre a exposiรงรฃo ao vรญrus e o รณbito (18 dias).
Os pesquisadores estimaram em cerca de 85 mil o nรบmero total de infecรงรตes ativas pelo novo coronavรญrus, em Manaus, atรฉ o dia 11 de maio deste ano.
โA queda de รณbitos recente, essa pequena luz no fim do tรบnel na primeira metade de maio, a gente acha que se deve em partes ao distanciamento social, fechamento do comรฉrcio, escolas, igreja e tudo que causa aglomeraรงรตesโ, afirmou Steinmetz.
Atualmente, a taxa de isolamento social em Manaus รฉ de apenas 40%. Ainda que relativamente pequena, o pesquisador assinala que o cenรกrio poderia ser muito pior. Sobretudo se nรฃo tivessem sido adotadas medidas de restriรงรฃo.
โA gente viu 1.500 รณbitos a mais em abril do que o normal. Se a gente nรฃo tivesse tomado as medidas, poderia ter visto facilmente ainda mais 2.500 รณbitos em abrilโ.
Leia mais
“Nรฃo รฉ vitรณria, รฉ progresso”, alerta Arthur sobre reduรงรฃo de sepultamentos
Risco de grave repiquete
Desde a confirmaรงรฃo do primeiro caso de covid-19 no Amazonas, no dia 13 de marรงo, e apรณs o primeiro pico da doenรงa, os nรบmeros de รณbitos e internaรงรตes diminuรญram.
Em uma simulaรงรฃo feita pela pesquisa, caso se mantenha a taxa de isolamento de 40%, Manaus deve ter uma estimativa de 60 mil infectados atรฉ o dia 31 de maio deste ano, com tendรชncia de diminuiรงรฃo lenta de infecรงรตes.
A taxa ideal para uma rรกpida diminuiรงรฃo no nรบmero de casos รฉ de 60%.
Por outro lado, segundo os pesquisadores, o afrouxamento das medidas pode levar a um segundo pico da doenรงa, com ainda mais internaรงรตes e mortes.
โA gente tem um nรบmero alto de infectados neste momento, em torno de 85 mil indivรญduos. Sรฃo muitas pessoas portadoras da doenรงa em Manaus nesse momento, e a gente tem baixo nรบmero de indivรญduos recuperados, entรฃo a gente tรก muito longe de alguma esperanรงa de imunidade de rebanhoโ, afirmou Steinmetz.
โTemos uma possibilidade real de novo pico de infectados e รณbitos em junho se a gente afrouxar qualquer coisa nesse momentoโ.
Foto: BNC Amazonas
Leia mais
Como evoluiu o coronavรญrus no paรญs para matar 16 mil em dois meses