SOS Funeral reforça atendimento na pandemia do coronavírus
O SOS Funeral executou em março e abril 965 remoções de corpos, todos oriundos de mortes em casa e hospitalar.

Publicado em: 18/05/2020 às 19:34 | Atualizado em: 18/05/2020 às 19:37
O SOS Funeral, serviço da Prefeitura de Manaus, reforçou atendimento às famílias em vulnerabilidade durante a pandemia do coronavírus. De acordo com Elisabeth Valeiko Ribeiro, trata-se de um apoio necessário no momento de mais profunda dor.
Elisabeth Valeiko é a primeira-dama da capital e presidente do Fundo Manaus Solidária. Ela fala da proposta do SOS Funeral e da ampliação da sua demanda de atendimento 24 horas em março e abril. Nesse período, foram mais de mil famílias atendidas.
“A morte é um dos momentos mais dolorosos para quem perde um ente querido e há ainda a preocupação com os trâmites burocráticos”, diz.
Em seguida, Valeiko destaca a Prefeitura Manaus como uma das poucas do país a prestar tal serviço. Além do mais, executa também “o amparo psicossocial necessário aos familiares”.
A funcionária pública Irenice Monteiro, 53, se diz ter sido um exemplo nessa nova fase do SOS Funeral. Ela perdeu o marido para a covid-19 e disse ter sido surpreendida com o serviço.
“Fui bem acolhida e pensei que era muito burocrático, mas resolvi tudo com muita agilidade”, contou ela, chorosa.
Serviço social
O SOS Funeral é administrado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Por intermédio dele, famílias são atendidas gratuitamente. “Nessa fase da pandemia, muitos protocolos tiverem que ser construídos e melhorados”, diz Socorro Sampaio, titular da pasta.
De acordo com a secretária, em março a abril, o SOS Funeral realizou 965 remoções de corpos. Todos, entretanto, oriundos de mortes em casa e hospitalar. Além disso, permitiu 1.002 concessões de urnas funerárias e isenções de taxa de sepultamento.
Funcionamento
O SOS Funeral funciona em regime de plantão 24 horas, na sede da Semasc, localizada na avenida Ayrão com Ferreira Pena, Centro.
Para tirar dúvidas sobre o serviço e buscar um atendimento imediato, o SOS Funeral dispõe de três números de contato: 0800 280 8087/3215-2649/3631-9983.
Leia mais:
Manaus emite em casa declaração para casos de mortes naturais
Quando a família se deparar com o óbito em casa, deve providenciar o Boletim de Ocorrência (B.O.). Em seguida, deve acionar o SOS Funeral para remoção do corpo na residência com a devida autorização da família. Daí em diante, seguem-se outras orientações dos demais procedimentos.
Foto: Alex Pazuello/Semcom