Governo Federal assegura R$ 10 milhões para construir o novo porto de Lábrea

O diretor-geral do DNIT garantiu ao deputado Átila Lins que o projeto executivo está pronto e a licitação da obra acontece ainda este ano

Neuton Correa, da Redação do BNC AMAZONAS em Brasília

Publicado em: 26/05/2020 às 19:21 | Atualizado em: 26/05/2020 às 19:21

O deputado federal Átila Lins (PP-AM) saiu de uma reunião, nesta segunda-feira, dia 25, com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho, com uma boa notícia.

Após uma luta política travada há mais de um ano pelo deputado, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) e o prefeito Gean Barros, o general Santos Filho anunciou a conclusão do projeto executivo do novo porto que será construído na cidade de Lábrea/Amazonas (a 851,9 quilômetros de Manaus).

O diretor-geral do DNIT garantiu que os recursos do porto já estão assegurados no orçamento do departamento e firmou compromisso de realizar a licitação pública ainda em 2020.

Este ano, serão liberados R$ 10 milhões e o restante do valor da obra, no orçamento de 2021.

“Essa obra é da maior importância para a cidade de Lábrea, que há muito sofre diante da ausência de um porto moderno e que atenda às necessidades da população”, justifica Átila Lins.

Lábrea possui grande tráfego fluvial, mesmo sendo ligada por estrada (BR-230) a Manaus e a Porto Velho.

Mas, segundo o parlamentar, é a ligação fluvial com Manaus que permite o transporte de mercadorias, produtos, além de passageiros, até mesmo em função da precariedade da ligação com Manaus, via Humaitá.

“A expectativa de que teremos um porto nos alegra e nos anima”, disse o deputado.

Átila Lins menciona a dedicação do prefeito de Lábrea, Gean Barros, que tem trabalhado para a obra se tornar realidade.

 

Balsa flutuante vai atender Lábrea

Uma segunda decisão foi anunciada na reunião entre Átila Lins e o diretor-geral do DNIT, general Santos Filho.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, autorizou a cessão de um flutuante/balsa do DNIT, que está em Manaus, para atender provisoriamente o porto de Lábrea.

Essa balsa flutuante vai ser emprestada à Prefeitura de Lábrea para facilitar o embarque e desembarque até o ano que vem, quando o novo porto estiver pronto.

“Nesse período de vazante dos rios, fica muito difícil a atracação das embarcações em Lábrea, quer seja para embarque e desembarque de mercadorias e de produtos, quer seja embarque e desembarque de passageiros, agora suspenso por causa do coronavírus”, argumenta Átila Lins.

Nesta segunda-feira, 25, a diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes delegou à Superintendência do DNIT no Amazonas a assinar com o prefeito de Lábrea o termo de cessão da balsa flutuante que vai para o município de Lábrea.

 

Foto: Divulgação