AM tem Ăndices mais baixos do paĂs das pessoas do grupo de risco
AvaliaĂ§Ă£o foi realizada atravĂ©s do Painel Monitora Covid-19 da Fiocruz, atravĂ©s dos dados coletados da Pesquisa Nacional da SaĂºde (PNS - IBGE)

Gabriel Ferreira, especial para o BNC Amazonas
Publicado em: 28/05/2020 Ă s 16:13 | Atualizado em: 28/05/2020 Ă s 16:13
O Amazonas foi avaliado pela FundaĂ§Ă£o Oswaldo Cruz (Fiocruz) entre os estados com os Ăndices mais baixos de contaminaĂ§Ă£o para os grupos de risco do coronavĂrus (covid-19). A princĂpio, o levantamento utiliza os dados da Ăºltima Pesquisa Nacional da SaĂºde (PNS – IBGE).Â
De acordo com o painel Monitora Covid-19, o estudo Ă© feito sobre dois cenĂ¡rios.Â
No primeiro, sobre a populaĂ§Ă£o adulta com uma doença crĂ´nica transmissĂvel e idosos, o Amazonas tem o terceiro menor percentual, com 13,55% (adultos) e 11,35% (idosos).Â
No segundo cenĂ¡rio, de pessoas com diabetes, hipertensĂ£o e doenças do pulmĂ£o e coraĂ§Ă£o, o estado ficou em segundo lugar no ranking nacional. Este portanto apresenta pessoas diagnosticadas diabĂ©ticas com 5,44 %; hipertensĂ£o, 14,45 %; Doença do PulmĂ£o, 0,46% e Doença no CoraĂ§Ă£o, 1,74%.
Leia mais
Amazonas leva R$ 1,5 bilhĂ£o da ajuda federal a estados e municĂpios
Veja os grĂ¡ficos:
Expectativa de VidaÂ
AlĂ©m dos dados da Fiocruz, Ă© preciso considerar o Ăºltimo levantamento feito pelo IBGE em 2017. Este trata-se da expectativa de vida, em que o Amazonas tem o menor Ăndice com 72,1 anos para ambos os sexos. Portanto, hĂ¡ um contraste diferente com o nĂºmero de pessoas do grupo de risco no grĂ¡fico disposto pela Fiocruz.
Dados da FVS-AM
Atualmente existem 35. 508 casos confirmados e 1. 891 Ă³bitos por coronavĂrus no Amazonas, conforme Ăºltima atualizaĂ§Ă£o do Boletim EpidemiolĂ³gico da FundaĂ§Ă£o de VigilĂ¢ncia em SaĂºde(FVS-AM).
Conforme grĂ¡fico disposto, observa-se que a populaĂ§Ă£o adulta de ambos sexos, na faixa etĂ¡ria de 30 a 39 anos tem o maior nĂºmero de infectados.Â
Por outro lado, nos Ă³bitos, a faixa acima dos 60 anos, tem a maior percentual de vĂtimas da covid-19, entre homens e mulheres.
Veja o grĂ¡fico:
Foto: BNC Amazonas