Quinze pacientes do coronavírus ganham alta no Delphina em um dia
Em todo o Amazonas, 28.780 pessoas já estão recuperadas da doença

Publicado em: 29/05/2020 às 12:54 | Atualizado em: 29/05/2020 às 12:54
Quinze pacientes tiveram alta, na quinta-feira, dia 28, do Hospital Delphina Aziz, na zona norte de Manaus. A princípio eles tiveram diagnóstico confirmado de Covid-19. Sobretudo necessitando de assistência médica de média e alta complexidade.
Em todo o Amazonas, 28.780 pessoas já estão recuperadas da doença.
Das 15 altas registradas, três foram da ala infantil do hospital. O pequeno Rodrigo Alves, de apenas 5 anos, foi um dos pacientes que voltou para casa após nove dias internado na unidade de saúde. Ao sair, a mãe, Rejane dos Santos, agradeceu à equipe pelos cuidados com a criança.
“Tenho muito a agradecer, desde o pessoal da nutrição, que servia tudo que meu filho falou que gostava de comer. Fomos muito bem atendidos pela doutora, pelas enfermeiras, todos deram um cuidado muito especial ao meu filho. Só peço a Deus que fortaleça elas, dando saúde para elas cuidarem das crianças que precisam também”, disse.
Corredor da Vitória
O “corredor da vitória”, momento de comemoração para os pacientes que venceram a Covid-19 e para os profissionais de saúde, ganhou ainda um novo elemento. Este, portanto, trata-se de música, interpretada pelo médico Henrique Rego.
Após avaliar que o som não incomodaria os pacientes no andar, a equipe incorporou outros elementos além das palmas. Estes, portanto, com canto e o som do ukulele. Sobretudo para celebrar a recuperação dos pacientes.
Ao todo, 223 pacientes diagnosticados com o novo coronavírus já tiveram alta do Hospital Delphina Aziz desde 27 de março.
A unidade de saúde é referência para casos graves da doença. Desde o início da pandemia, o Governo do Estado, com apoio do Governo Federal, fez investimentos. Dessa forma para ampliar a capacidade de atendimento na unidade de saúde.
O número de leitos teve aumento de 166,7%. Antes, o hospital contava com 132 leitos, dos quais 50 eram de UTI. Atualmente são 350 leitos, entre clínicos e de terapia intensiva.
Foto: Leandra Cruz/Secom
Leia mais
Cientistas alertam: Amazonas tem risco de novo colapso do coronavírus