Parintins será o primeiro município do interior do Amazonas a implantar UTI

Legado da pandemia do novo coronavírus deixará o município preparado para o atendimento de alta complexidade

Da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 06/06/2020 às 09:22 | Atualizado em: 06/06/2020 às 09:22

Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, será a primeira cidade do interior do Amazonas a implantar leitos de UTI. Com isso, também será a primeira cidade a possuir estrutura para atendimento médico de alta complexidade.

Os equipamentos serão instalados nos hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo, anunciou o prefeito Bi Garcia (DEM) nesta sexta-feira, dia 5.

Serão seis UTIs adultas, duas pediátricas e duas neonatais, informou.

A compra será feita em acordo com a empresa Celeo Redes Brasil S. A..

Ela será responsável pela obra que interligará Parintins ao Sistema Interligado Nacional (SIN), por meio do linhão de Tucuruí.

Os recursos serão uma contrapartida à renúncia fiscal que a Celeo obterá do município do Imposto Sobre Serviços (ISS), que será gerado pela empresa enquanto durar os serviços.

Mas, a receita tributária será antecipada pela empresa, explicou Bi Garcia nas redes sociais da Prefeitura de Parintins.

“A garantia dessa importante conquista ocorreu nesta sexta-feira, 05 de junho, durante reunião do Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus (composto pela Prefeitura, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros órgãos) com a Celeo e Câmara Municipal. O encontro teve a participação do presidente da Celeo, Francisco Chica Padilla, através de videoconferência pela internet diretamente da Espanha e todos diretores no Brasil”, escreveu Garcia.

 

Custeio

Ontem, em Parintins, o prefeito informou ao governador Wilson Lima (PSC), que esteve na cidade, as tratativas do negócio, que ainda não havia sido fechado, e conversaram sobre a possibilidade do Governo do Estado firmar parceria com o município para o custeio das UTIs, que é caro.

“Nosso intuito é que o Estado nos auxilie no custeio e funcionamento das UTIs com a contratação de médicos e profissionais de saúde especializados”, disse o prefeito.

 

Foto: Divulgação

 

 

Tags