S. Gabriel faz testagem em massa e lidera casos de coronavĂ­rus no Brasil

Cidade mais indígena do Brasil, S. Gabriel da Cachoeira registra uma média de 511 casos para cada 10 mil habitantes

sĂ£o, gabriel, suspeito, coronavirus

Publicado em: 09/06/2020 Ă s 06:55 | Atualizado em: 09/06/2020 Ă s 06:55

O municĂ­pio de SĂ£o Gabriel da Cachoeira (a 852 km de Manaus) lidera o ranking proporcional de diagnĂ³sticos do novo coronavĂ­rus (Covid-19) no paĂ­s.

Conforme  a secretaria municipal de saĂºde, de 18 de maio a 8 de junho, a cidade mais indĂ­gena do Brasil — em torno de 96% da populaĂ§Ă£o — teve uma alta de 366 casos da doença para 2.299.

Isso dĂ¡ uma mĂ©dia de 511 casos para cada 10 mil habitantes.

O alto nĂºmero, no entanto, Ă© resultado de um programa de testagem em massa da populaĂ§Ă£o, o que ajudou o municĂ­pio a reduzir a mortalidade causada pelo coronavĂ­rus.

 

Leia mais 

Oficial do ExĂ©rcito em SĂ£o Gabriel da Cachoeira morre com coronavĂ­rus

Governo envia respiradores a SĂ£o Gabriel da Cachoeira e Tabatinga

 

A ideia de fazer essa investigaĂ§Ă£o surgiu apĂ³s a cidade registrar uma alta de casos em maio. A testagem em massa da populaĂ§Ă£o ocorreu entre os dias 26 e 29 de maio. Foram pelo menos 1.705 testes na Ăºltima semana de maio, com 65% deles com resultado positivo para a doença.

De acordo com FĂ¡bio Sampaio, secretĂ¡rio municipal de saĂºde, o baixo Ă­ndice de isolamento social no começo da pandemia e a chegada de pessoas de outras cidades, seja de barco ou aviĂ£o, explicam o avanço da covid-19 em SĂ£o Gabriel da Cachoeira.

Leia a matĂ©ria completa no UOL.Â