14 de junho, menor número de enterros em Manaus desde abril

Esse dado é mais um a reforçar a tendência de queda de mortes por coronavírus na cidade, conforme a prefeitura

Boletim da covid-19 traz novo aumento de mortes: 162 óbitos em 24h

Ferreira Gabriel

Publicado em: 15/06/2020 às 17:35 | Atualizado em: 15/06/2020 às 20:06

De acordo com a Prefeitura de Manaus, no domingo (14) foram registrados 24 sepultamentos nos cemitérios públicos e dois particulares da capital. Esse número é, portanto, o mais baixo desde o início da fase mais grave da epidemia do coronavírus (covid-19). Sobretudo no mês de abril.

Nesse mês, com a explosão de mortes por coronavírus, a média diária subiu para 81, caindo a 61 enterros em maio. Recuando ao período antes da epidemia ao estado, de janeiro aos primeiros dias de março, a média diária de sepultamentos foi de 29, 27 e 28, respectivamente.

Antes dos 24 enterros de domingo, os menores índices foram em 1º de abril, 7 e 8 de junho, com 32, 31 e 32, respectivamente.

Portanto, esse dado é mais um a reforçar a tendência de queda de mortes por coronavírus na cidade, conforme a prefeitura.

Como resultado, junho tem média diária de 32 sepultamentos. Até o dia 14, foram 459 sepultamentos e cremações.

“O número se estabilizou nos últimos dias, mas ainda estamos acima da média histórica. Neste momento é muito importante que as pessoas entendam que é fundamental pararmos logo com a covid-19. Para isso, todos devem se proteger, usar as suas máscaras e tomar os seus cuidados”.

Essa é a orientação da prefeitura, por meio do secretário de Limpeza Urbana (Semulsp), Paulo Farias, que administra os cemitérios.

Conforme explicou, dos enterros do domingo, foram 21 e uma cremação nos espaços do município. E dois sepultamentos foram em cemitérios particulares.

Segundo detalhou Farias, sete óbitos foram em domicílio, três pessoas tiveram o coronavírus como causa da morte. Por outro lado, outras três como causa desconhecida, duas por síndrome respiratória aguda grave e uma por parada cardiorrespiratória.

Foto: Márcio James/Semcom

 

 

Leia mais

Interior já responde por quase 60% dos casos de coronavírus no AM