Governo diz que festival dos bois de Parintins só com aval da saúde

Governo do Amazonas só se manifestará sobre a realização do festival de Parintins mediante parecer das autoridades de saúde do estado

Mariane Veiga

Publicado em: 10/07/2020 às 18:40 | Atualizado em: 10/07/2020 às 18:50

Tão logo os bois-bumbás Caprichoso e Garantido divulgaram hoje (10) à tarde datas para realização do festival de Parintins, o Governo do Estado reagiu.

Por meio de nota oficial (veja abaixo), o governo afirma que, como realizador do evento anual, só se manifestará sobre a realização do festival mediante parecer das autoridades do setor de saúde do estado.

De acordo com o comunicado, só com o aval da saúde, por causa do coronavírus (covid-19), é que o festival acontecerá.

Portanto, as datas anunciadas para o festival em novembro ainda não oficiais. Para o governo, essa decisão não pode ser tomada sem base científica para garantia da saúde pública.

A cidade de Parintins, a 370 quilômetros de Manaus, tinha até este dia 9 2.851 casos confirmados e 87 mortes pelo coronavírus.

 

Leia mais

Caprichoso e Garantido anunciam festival para novembro

 

Confira a nota do governo

Nota – Festival Folclórico de Parintins

O Governo do Estado do Amazonas só vai se pronunciar sobre a realização do Festival de Parintins após receber parecer das autoridades sanitárias, as únicas capazes de avaliar os riscos da exposição da população à Covid-19 em eventos do porte da festa popular.

O Governo do Estado entende a relevância do evento para os habitantes de Parintins, de todo o Amazonas e do Brasil, enquanto manifestação cultural e geradora de renda, mas não é possível que tal decisão seja tomada sem o embasamento científico necessário que assegure o maior bem que todos temos: a vida.

 

 

Foto: BNC Amazonas