Testagem em massa no interior vem reduzindo internações e óbitos por coronavírus
A avaliação positiva da ação das prefeituras é do Conselho de Secretários de Saúde. Destaques para os municípios de Tapauá e Coari

Israel Conte
Publicado em: 14/07/2020 às 19:47 | Atualizado em: 14/07/2020 às 19:54
Dos 84.412 casos de coronavírus (covid-19) confirmados no Amazonas, 63,70% (53.772) estão no interior do estado. Mas essa estatística não pode ser interpretada somente como uma informação universalmente negativa.
“Desse limão, é preciso fazer uma limonada”, diz o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), Januário Neto.
Conforme Neto, o incremento dos casos no interior amazonense permitiu que os prefeitos adotassem a testagem em massa. É o caso do município de Tapauá, onde Januário Neto é secretário de Saúde.
Lá no município, já foram feitos 3 mil testes em uma população de 18 mil habitantes.
“Esses testes em massa visam fortalecer o processo de prevenção da doença, encontrar precocemente as pessoas infectadas, sobretudo os assintomáticos”, explica Neto.
Leia mais
AM ultrapassa 70 mil recuperados e confirma o total de 84.412 casos
Dessa forma, é possível identificar a presença do vírus no organismo das pessoas, isolá-las preventivamente e tratá-las no menor espaço de tempo possível.
O presidente do Cosems afirma ainda que, com a testagem, estão conseguindo reduzir a gravidade da infecção nas pessoas.
“Isso pode ser observado pela taxa de internação pela infecção do coronavírus no interior, onde houve uma drástica redução na letalidade pelo coronavírus no interior”, acrescenta o secretário de saúde.
Baixa taxa de mortalidade
O município de Tapauá (a 566 quilômetros da capital Manaus) registra, a saber, uma taxa de mortalidade baixa. Dos 843 casos confirmados, apenas 5 óbitos.
Januário Neto informa que a Secretaria de Saúde continua fazendo a testagem e com um diferencial: em Tapauá, só se decreta a cura da pessoa quando ela atinge a cicatriz imunológica, quando o teste mostra que a pessoa está fora do período de infecção e imune ao coronavírus.
Leia mais
Coronavírus: Câmara aprova indenização para profissionais da saúde
Pelos dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), apesar do aumento do número de casos no interior, a letalidade é de 37,36% dos 3.048 óbitos totais no estado.
Manaus ainda desponta com 62,63% dos óbitos de todo o Amazonas.
No entanto, há um detalhe que precisa ser observado com atenção: muitos municípios, em torno de 25, não estão informando os dados para formação das estatísticas oficiais. Dessa forma, os números divulgados ultimamente não são reais, notadamente quanto ao interior do estado.
Testagem reduz internações em Coari
O caso do município de Coari também serve de referência. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a testagem em massa no dia 15 de maio, com busca ativa aos idosos e pessoas com doenças crônicas na zona urbana.
Como resultado, na zona rural toda a população foi testada, inclusive algumas comunidades indígenas. A prefeitura informa que, nos próximos dias, a testagem nos povos indígenas vai retornar.
Ressalte-se ainda que professores e gestores das escolas municipais, estaduais, Instituições de Ensino Federal e particular também realizaram o teste.
Nesses três meses, 13 mil pessoas já foram testadas em Coari. Embora os números de covid-19 tenham aumentado significativamente, os óbitos estagnaram.
Leia mais
Hoje, o município computa 6.134 casos confirmados e 92 óbitos. Coari não registra mortes por covid-19 desde o último dia 9 de julho.
Outro dado positivo são as curas. Do total de casos testados positivamente, 96,6% se recuperaram, um total de 5.939 pacientes.
Em uma semana, Coari registrou 66 casos novos e nas últimas 24 horas, apenas 14 casos de coronavírus de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.
“A testagem em massa continua acontecendo e com isso possibilitando o tratamento em tempo oportuno dos pacientes acometidos pelo novo coronavírus, na maioria dos casos sem necessidade de internação hospitalar”, diz nota da Prefeitura de Coari divulgada em rede social.
De acordo com as autoridades de saúde do município, o número de pacientes recuperados está aumentando e as internações em decorrência da covid-19 reduziram consideravelmente. Há somente dois pacientes internados no hospital local.
Saúde do Amazonas no pós-pandemia
Na avaliação do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas, com o advento da pandemia de coronavírus, haverá correção de erros históricos na saúde do estado, sobretudo na estrutura e capacidade de assistência à saúde por parte dos municípios.
“Hoje, os municípios estão mais bem equipados, estão com as equipes melhor treinadas. Acredito que, no pós-pandemia, nós teremos um Amazonas muito melhor em relação à saúde”, disse Januário Neto.