Ministro quer taxação em 0,2% para transações no comércio eletrônico
Ministro Paulo Guedes afirmou que quer ampliar a base de arrecadação para reduzir outros impostos, como os da folha de pagamento

Mariane Veiga
Publicado em: 16/07/2020 às 10:26 | Atualizado em: 16/07/2020 às 10:26
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta (15) que o governo pretende incluir na reforma tributária a criação de um imposto de 0,2% sobre pagamentos ou comércio em meio eletrônico.
Segundo Guedes, a intenção é ampliar a base de cobrança, ou seja, a variedade de locais onde os impostos incidem.
Dessa forma, diz o ministro, seria possível reduzir a cobrança que recai sobre outras bases, como a folha de pagamentos.
“A nossa ideia era colocar uma terceira base, que seriam os pagamentos, os comércios eletrônicos, uma base que está crescendo. Uma alíquota pequenininha de 0,2% sobre comercio eletrônico tem uma capacidade de arrecadação bastante importante, e está crescendo”, afirmou.
Conforme Guedes, além de desonerar as folhas das empresas, essa criação poderia levar a uma redução nos impostos sobre o consumo ou no imposto de renda.
Leia mais
Bons pagadores de impostos poderão ter perdão de dívida, diz Guedes
Guedes afirmou ainda que a reforma tributária está pronta para ser enviada ao Congresso Nacional e que ele está aguardando “entendimento político”.
Câmara e Senado tentam reunir propostas de diferentes autores que já tramitam nas Casas, mas ainda não receberam nenhum texto oficial do Ministério da Economia.
Leia matéria completa no G1.
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado