FVS explica mudança em análise de óbitos do coronavírus no AM

O diretor técnico Cristiano Fernandes, afirmou que FVS-AM não reconhece aumento de mortes da doença no estado como tem sido veiculado

MP-AM

Gabriel Ferreira, Da Redação

Publicado em: 19/08/2020 às 19:22 | Atualizado em: 19/08/2020 às 19:23

Em resposta a recomendação do Tribunal de Contas do Estado(TCE-AM), o diretor da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Cristiano Fernandes afirmou que os dados do boletim diário do coronavírus refletem o perfil epidemiológico da doença no estado.

“Nós estamos falando tanto do perfil epidemiológico tanto da capital, quanto dos 61 municípios do interior.”

A partir disso, Cristiano explicou que a FVS “tenta simplificar esse boletim pra seja traduzida numa linguagem de fácil acesso.”

Em relação a atualização do último protocolo do Ministério da Saúde, “que prevê a reclassificação de alguns óbitos, nós tivemos uma atualização de 148 óbitos que ocorreram entre abril e junho desse ano. Ou seja, no período da alta transmissão da covid,” disse o diretor técnico da FVS.

Além disso, ele esclareceu que nessa nova contagem de mortes pelo vírus, estão “alguns óbitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave não esclarecidos.”

Portanto, com o novo protocolo do MS, foi adotado novas variáveis. Sobretudo permitem reclassificação desses óbitos.

Reclassificação de óbitos

Segundo Cristiano Fernandes, a partir da reclassificação, “a FVS-AM tem atualizado o número total de óbitos.”

Sobretudo isso ocorre “diariamente de acordo com a investigação que é feita tanto pela FVS, quanto pelo comitê de investigação de óbitos da secretaria municipal de saúde de Manaus.”

Cristiano enfatizou que isso “é um dado importante, e a FVS atualizou esse boletim, e nós estamos mudando a forma de registrar esses dados no sentido de dar mais transparência.”

O diretor técnico da fundação, afirmou que FVS-AM não reconhece aumento de mortes da doença no estado. A princípio, tem sido veiculado na mídia nacional essa informação.

“A gente ainda continua com a redução e a desaceleração da doença no estado,” disse o diretor.

Cristiano ainda explicou sobre a nova análise de óbitos realizada para esclarecimento dos dados da pandemia no Amazonas.

“A partir dessa nova análise a gente vai buscar dar melhor entendimento das pessoas, dos órgãos de controle, dos meios de comunicação pra que nós possamos acompanhar de fato em relação a covid-19.”

Foto: Chico Batata/Exclusivo para BNC Amazonas

 

 

 

Leia mais

TCE-AM recomenda ao governo divulgação de óbitos do vírus de agosto