Professor Manuel Cardoso no “Conversa com Bial”

Publicado em: 07/06/2017 às 17:25 | Atualizado em: 07/06/2017 às 17:25

O professor do Núcleo de Robótica e Automação da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Manuel Cardoso (na foto, abraçado a Bial), de 56 anos, gravou, nesta quarta-feira, 7, entrevista no programa ‘Conversa com Bial’ da TV Globo.

A entrevista deve ir ao ar ainda nesta semana.

Com Pedro Bial, Cardoso falará da tecnologia aplicada em games que poderá ser utilizada no auxílio de deficientes físicos. Uma empresa privada e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) lançaram um sensor capaz de detectar ondas cerebrais e transformá-las em comandos para serem usados no computador e celular. O “mouse mental” poderá ajudar pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

O “MindWave” utilizada ondas cerebrais e algoritmos matemáticos para funcionar. Ele faz parte do projeto “Julia”, que desenvolve equipamentos para surdos e mudos.

De acordo com o professor, o desenvolvimento do projeto teve início em 2014. A difusão do MindWave pode ajudar pessoas impossibilitadas de utilizar aparelhos ópticos.

“Essa é uma doença muito avassaladora, que tira completamente os movimentos da pessoa. O mouse óptico é um equipamento impressionante, no entanto para essas pessoas, até mesmo o movimento dos olhos, depois um tempo, se torna limitado. Então nós vimos à necessidade de desenvolver este sensor que utiliza a atividade cerebral, pois ela é a única função do corpo que permanece no paciente”, afirmou Cardoso em 2015.

Fonte: G1

 

Foto: Divulgação