Bolsonaro empata com Lula e Moro em eventual 2º turno, diz pesquisa
Contra Lula, o levantamento mostra que ambos tĂªm 41% das intenções de voto. Em 2018, mesmo preso depois de condenaĂ§Ă£o em segunda instĂ¢ncia, o ex-presidente foi registrado como candidato Ă PresidĂªncia

Publicado em: 18/09/2020 Ă s 08:58 | Atualizado em: 18/09/2020 Ă s 08:58
Pesquisa Poder Data indica que o presidente Jair Bolsonaro venceria os ex-ministros Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) e o governador de SĂ£o Paulo, JoĂ£o Doria (PSDB), em eventual disputa em 2º turno na eleiĂ§Ă£o presidencial de 2022.
Empataria com o ex-presidente Luiz InĂ¡cio Lula da Silva (PT) e com o ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal Sergio Moro (sem partido).
Contra Lula, o levantamento mostra que ambos tĂªm 41% das intenções de voto.
Em 2018, mesmo preso depois de condenaĂ§Ă£o em segunda instĂ¢ncia, o ex-presidente foi registrado como candidato Ă PresidĂªncia.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no entanto, barrou a candidatura com base na Lei da Ficha Limpa.
Leia mais
Lula diz ser possĂvel o PT vir como vice nas eleições de 2022
Agora solto, depois de nova interpretaĂ§Ă£o do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre prisĂ£o pĂ³s-segunda instĂ¢ncia, Lula tenta tornar-se elegĂvel.
No entanto, alĂ©m de duas condenações (casos trĂplex do GuarujĂ¡Â e sĂtio de Atibaia), enfrenta duas denĂºncias da Lava Jato em Curitiba, quatro ações na Justiça Federal do Distrito Federal e uma na Justiça Federal de SĂ£o Paulo.
O levantamento PoderData mostra ainda que apesar de ter sido alvo da operaĂ§Ă£o Lava Jato, que teve Sergio Moro como o maior algoz do PT, Lula recebe 32% dos votos daqueles que declaram apoio ao ex-juiz federal no 1º turno.
Outros 35% migrariam para o voto em Bolsonaro.
A pesquisa indica que, entre os que votariam em Bolsonaro no 1º turno, 86% manteriam o voto no 2º turno e 7% votariam no petista.
Dos eleitores de Lula, 99% continuariam fiĂ©is ao lĂder do PT.
Bolsonaro sĂ³ herda mais votos de Moro (35%) e de FlĂ¡vio Dino (55%) – que sĂ³ recebeu 4% das intenções no 1º turno.
JĂ¡ Lula passa a receber votos dos eleitores de Ciro Gomes (78%), Doria (45%) e Mandetta (43%).
Leia mais no Poder 360
Foto: ABr