Primeiro dos 36 caças Gripen suecos comprados pelo Brasil chegou

O equipamento segue agora para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, na sigla em inglês), localizado no município de Gavião Peixoto (SP)

Primeiro dos 36 caças Gripen suecos comprados pelo Brasil chegou

Publicado em: 20/09/2020 às 20:39 | Atualizado em: 20/09/2020 às 20:39

O primeiro caça do total de 36 Gripen de fabricação da sueca Saab chegou na manhã deste domingo (20), no porto de Navegantes, em Santa Catarina.

A aeronave veio a bordo do navio MV Elke, que saiu de Norrkoping, Suécia, em 27 de agosto.

O equipamento segue agora para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, na sigla em inglês), localizado no município de Gavião Peixoto (SP).

 

Leia mais

MPF investiga uso de avião da FAB para levar garimpeiros ilegais do PA

Batizado de F-39 pela Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave está prevista para ser entregue oficialmente ao governo federal em 2021.

Até lá, a Saab continuará realizando, agora em território brasileiro, os ensaios de voo do equipamento.

Após a conclusão dos testes no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, o caça vai ser incorporado à frota da FAB.

De acordo com informações divulgadas pela Saab, a apresentação oficial da aeronave deve ocorrer no dia 23 de outubro, em cerimônia a ser realizada em Brasília em celebração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

Parte dos 36 Gripen será fabricada no Brasil, em instalações localizadas em São Bernardo do Campo (SP) e Gavião Peixoto.

 

Primeira apresentação

 

O voo experimental do primeiro Gripen foi realizado em agosto de 2019 e, no mês seguinte, foi apresentado oficialmente à FAB e às demais autoridades brasileiras em evento na Suécia.

A compra dos 36 caças Gripen foi firmada no final de 2013, ainda durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, para reequipar a frota FAB.

O contrato, no valor de 39,3 bilhões de coroas suecas (R$ 23,7 bilhões, no câmbio atual), prevê, além da produção de 36 aeronaves até 2024, um programa de transferência de tecnologia à indústria aeroespacial brasileira para o desenvolvimento do Gripen no Brasil.

De acordo com a Saab, as primeiras aeronaves em condições de serem utilizadas em operações de FAB devem ser entregues ao governo brasileiro no final de 2021.

 

Leia mais  Estadão

 

Foto: Linus Svensson/SAAB