Petista gaúcho afirma que todos receberam caixa 2

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 13/06/2017 às 14:44 | Atualizado em: 13/06/2017 às 14:44
Todos os partidos receberam doações de caixa 2, afirmou ao juiz Sérgio Moro o ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (foto).
Questionado pela procuradora Isabel Cristina Groba Vieira, da força-tarefa da Lava-Jato, sobre sua afirmação em um depoimento anterior de que todos os partidos recebiam caixa dois, Genro confirmou.
“Isso é apenas uma afirmativa óbvia. Todos os partidos na história do país, na história republicana e democrática do país, receberam doações não-contabilizadas”, disse.
Segundo Genro, a questão seria a apuração sobre sobre a origem criminosa ou não das doações. Caso o dinheiro seja fruto de um esquema de corrupção, estaria sujeito a uma ação penal. Caso contrário, seria um crime eleitoral.
A procuradora questionou Tarso Genro, então, sobre a situação do PT.
“O Partido dos Trabalhadores recebeu, então, contribuições e doações não-contabilizadas?”, perguntou.
“Eu não posso falar de nenhum partido em particular. Mas eu sei que é um sistema originário dessa legislação distorcida que realmente ocorre em todos os partidos”, disse.
Em seu depoimento, Tarso Genro disse acreditar que Lula jamais aceitaria qualquer benefício indevido. O ex-governador também afirmou que a Lava-Jato faz uma radiografia do que chamou de estado patrimonialista do Brasil.
Fonte: O Globo
Foto: AGPT