Concorrente em Manaus, empresário não gostou dos números da pesquisa do Ibope

Empresário acusa o Ibope de usar números mentirosos e fantasiosos sobre a disputa pela Prefeitura de Manaus. Concorrente ainda não reagiu

Concorrente

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 15/10/2020 às 18:46 | Atualizado em: 15/10/2020 às 18:46

Dos mais novatos no ramo de pesquisas eleitorais, o empresário Eric Barbosa reagiu com críticas aos números da empresa concorrente Ibope sobre a disputa política em Manaus. O motivo é que a pesquisa divulgada nesta quarta (14) confronta totalmente o estudo que ele apresentou no último dia 9.

Barbosa gravou vídeo e distribuiu em redes sociais para acusar o Ibope de “mentiroso” e “fantasioso”. De acordo com suas declarações, ele refuta o trabalho apresentado pelo concorrente.

“Nós, pesquisadores, que trabalhamos com os números de intenção de voto na corrida pela Prefeitura de Manaus, precisamos falar a verdade. E o que o Ibope publicou são números fantasiosos”, afirmou.

Conforme a pesquisa do Ibope, se a eleição fosse hoje, Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) disputariam o segundo turno. O mesmo é afirmado por Barbosa nesse estudo do dia 9.

 

Leia mais

Pesquisa Ibope mostra Amazonino em queda e Nicolau disparando

 

Nicolau é o que mais cresce e empata no segundo lugar, aponta Ibope

 

Divergentes

De acordo com o que afirma no vídeo, Barbosa ficou especialmente contrariado com dois pontos divergentes ante o levantamento do Ibope.

O primeiro é a perda de sete pontos percentuais de Amazonino. Enquanto na pesquisa de Barbosa o candidato tem 32%, na do concorrente cai para 25%.

O segundo ponto que ele não gostou de ver no Ibope refere-se ao crescimento da preferência por Ricardo Nicolau (PSD). No comparativo entre as pesquisas das duas empresas, portanto, há uma diferença de oito pontos percentuais.

Como resultado de sua manifestação, Barbosa foi criticado por pesquisadores e internautas em comentários nas redes sociais. Ora porque consideram que lhe faltou ética ao fazer críticas deselegantes a um concorrente de mercado, ora porque só após a apuração das urnas é que se saberá quem fez a pesquisa mais confiável.

Até este momento (18h25) o Ibope ainda não havia se manifestado sobre a fala do concorrente.

 

Veja as críticas

 

 

Foto: Reprodução/vídeo