Aprovação do governo Bolsonaro nas capitais varia de 18% a 66%

A média de aprovação ao governo Bolsonaro é maior nas capitais do Norte e do Centro-Oeste. Nesse sentido, fica menor nas demais regiões.

aprovação, governo, bolsonaro, capitais

Publicado em: 17/10/2020 às 13:29 | Atualizado em: 17/10/2020 às 13:41

A aprovação da forma de governar do presidente Jair Bolsonaro captou diferenças significativas em 25 capitais, de acordo com o Ibope. Por exemplo, ele tem aprovação de 18% em Salvador e de 66% em Boa Vista. Professor avalia que a média nacional está distante dos números de Roraima e Bahia.

Quando analisado o percentual de reprovação, essas duas cidades também ocupam os dois extremos. Em Salvador, portanto, o percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo atinge 62%. Na capital roraimense chega a 15% (na foto, Bolsonaro de passagem por Resende, RJ, em setembro). 

Apenas em São Luís (MA) ainda não foi feito um levantamento do Ibope após o registro oficial das candidaturas. 

Dessa forma, a média de aprovação ao governo Bolsonaro é maior nas capitais do Norte e do Centro-Oeste. Nesse sentido, fica menor no Nordeste, no Sul e no Sudeste.

Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pedro Mundim acredita em exceção de Boa Vista e Salvador.

De acordo com ele, os números dessas duas capitais fogem bastante da média das demais capitais. Ele se refere, contudo, a pesquisas nacionais divulgadas recentemente. 

A última pesquisa nacional do Ibope sobre a aprovação do presidente, mostrou aprovação do governo por 40%. Essa pesquisa foi concluída em setembro.

Conforme a pesquisa, os que consideravam o governo regular somaram 29%. Esse foi o mesmo percentual de brasileiros que consideravam o governo ruim ou péssimo. 

 

Grupos

Nesta primeira rodada de pesquisa Ibope nas capitais, é possível identificar três grupos, segundo o patamar de aprovação e reprovação do presidente.

No primeiro estão as cidades com aprovação dentro da média nacional, com pequenas variações dentro da margem de erro, como Goiânia, Palmas, João Pessoa, Maceió, Macapá, Belo Horizonte e Natal. 

No grupo das cidades com aprovação acima da média nacional estão, além de Boa Vista, cidades como Manaus, Porto Velho, Cuiabá e Rio Branco.

Já no terceiro grupo das cidades com alto percentual de eleitores que reprovam o governo Bolsonaro estão, além de Salvador, cidades como Teresina, Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo, Recife, Belém, Vitória e Florianópolis. 

Leia mais no G1 

 

Foto: Caroline Antunes/PR – set/2020