Amigo Sebrae atinge 100 mil atendimentos dos quais 81% online

Sebrae-AM suspende atendimento presencial atรฉ o dia 15

Por Antรดnio Ximenes, do Sebrae-AM

Publicado em: 24/10/2020 ร s 01:00 | Atualizado em: 24/10/2020 ร s 10:10

O Sebrae atingiu a marca de 100 mil atendimentos, dos quais 81% foram online. Com este desempenho, os micros e pequenos empresรกrios amazonenses conseguiram reverter parte de suas perdas provocadas pela pandemia da Covid19. “ร‰ uma grande alegria este resultado, porque tivemos que nos reinventar, em um momento de adversidade. Fomos รกgil e eficientes transformando nossa plataforma de atendimento digital em nosso carro chefe, junto ao pรบblico que nos procurou para encontrar as respostas e soluรงรตes para os seus negรณcios”, afirmou a diretora superintendente do Sebrae, Lamisse Said Cavalcanti.

O atendimento de maior procura foi o de orientaรงรฃo, especialmente sobre como reagir ร  pandemia. Os micro e pequenos empresรกrios viram suas receitas despencarem em mais de 60% da noite para o dia, em funรงรฃo das medidas de quarentena provocadas pela pandemia. Este item registrouย  a marca de 69.727.

Igualmente importante foi a procura por cursos, notadamente nas รกreas de marketing digital e tudo que se relaciona ร s mรญdias sociais e atendimento online. Os empresรกrios tiveram que ‘correr’ para se atualizarem e, muitos deles passaram por uma completa reinvenรงรฃo, para nรฃo verem seus negรณcios naufragarem. Isso, porque o atendimento presencial foi o de maior impacto, especificamente, o comercio de alimentos em geral; mas ,tambรฉm, de estรฉtica e beleza, entre outros, onde o contato direto com o pรบblico era necessรกrio. Este item teve uma procura de 15.611, atรฉ o dia 22 de outubro.

 

Conquista

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Muni Lourenรงo, afirmou que “a conquista desse recorde em atendimento online confirma o firme compromisso do Sebrae, por meio de sua equipe, com o desenvolvimento dos pequenos negรณcios. O alcance dessa marcaย  fala por si sรณ, principalmente em tempo de pandemia, onde todos nos reinventamos. O empreendedor amazonense conta com o Sebrae do seu lado”.

Segundo a gerente da Unidade de Atendimento e Relacionamento (UAR) do Sebrae, Maria Helena Garcia, o esforรงo para atender os micros e pequenos empresรกrios foi de uma escala nunca antes visto. “Mais de 70 analistas trabalharam em home office para atender milhares de empresรกrios que estavam vivendo os piores momentos de suas vidas como empreendedores, com a pandemia. Nรณs tivemos a agilidade de dar as respostas que eles precisavam e eles souberam aproveitar a oportunidade, virando a chave do presencial para o online, com dificuldades, mas era o que tinha que ser feito para salvar os seus negรณcios”.

As palestras ficaram em terceiro lugar com 6.237 atendimentos, o que destaca a necessidade de novos conhecimentos em um mundo empresarial digital. As consultorias ficaram em quarto lugar com 5.584 atendimentos.ย  Feiras, oficinas, rodadas de negรณcios, seminรกrios tambรฉm contribuรญram para fortalecer os micros e pequenos empresรกrios no perรญodo da pandemia mais extremo.

 

Agendamento

No momento, o pรบblico pode ser atendido presencialmente, desde que sejam feitos agendamentos. No entanto, os atendimentos online continuam se fortalecendo, por haver o entendimento generalizado entre os empresรกrios: que a mudanรงa cultural e operacional veio para ficar.

 

Assistรชncia tรฉcnica

A gerente da Unidade de Gestรฃo Estratรฉgica (UGE) do Sebrae, Socorro Correa, disse “que chegar a marca de 100 mil atendimentos, com uma mรฉdia de dois atendimentos por cliente, รฉ uma performance que confirma que o distanciamento social nรฃo limitou o atendimento do Sebrae. A internet nos possibilitou ficar juntos dos pequenos negรณcios e continuar prestando assistรชncia tรฉcnica”.

 

Virada de chave

No ano passado 20% dos clientes do Sebrae foram atendidos digitalmente (online). Este anos atรฉ 22 de outubro 81% dos atendimentos foram online. A previsรฃo dos especialistas รฉ que este percentual suba ainda mais atรฉ dezembro.

 

 

Foto: Divulgaรงรฃo