Casos de covid-19 aumentam, governo prorroga restrição e descarta nova onda

Conforme o governador Wilson Lima, as campanhas eleitorais, especialmente no interior, causam aglomerações e aumentam a pressão sobre a rede de saúde

Wilson decreto Covid-19

Israel Conte, da Redação

Publicado em: 27/10/2020 às 13:24 | Atualizado em: 28/10/2020 às 18:18

O governador Wilson Lima (PSC) prorrogou o decreto que suspende o funcionamento de bares, casas de shows, balneários e flutuantes no estado. A medida foi anunciada como resultado do aumento do número de casos de coronavírus (covid-19) no Amazonas.

De acordo com o governo, as campanhas eleitorais, especialmente no interior, causam aglomerações e aumentam a pressão sobre a rede de saúde com novos casos da doença.

No entanto, uma segunda onda de covid-19 no Estado foi descartada.

Os anúncios foram feitos durante coletiva de imprensa na sede do governo, nesta terça-feira, dia 27.

“Os eventos políticos, convenções, reuniões, caminhadas, fizeram com que os casos aumentassem no interior. Também estamos tendo a antecipação do período chuvoso, o que aumenta a incidência de doenças respiratórias. Todo esse cenário tem causado uma pressão sobre a nossa rede e tem feito com que algumas unidades cheguem a sua capacidade máxima”, declarou  Wilson.

Portanto, o Decreto nº 42.794, de 24 de setembro de 2020, com restrições que terminaram nesta segunda-feira, dia 26, foi prorrogado até o dia 30 de novembro.

 

Leia mais 

Aglomerações de campanhas políticas disparam internações em Manaus

 

Apesar da prorrogação do decreto, Wilson Lima descartou uma segunda onda de covid-19 no Amazonas.

“Nós não temos indicativo de segunda onda, mas há algumas situações que têm acontecido que tem nos deixado em estado de alerta e fez com que o estado começasse a avançar no seu plano de ampliação da rede hospitalar”, disse.

Ampliação da rede

Além disso, o governador anunciou o aumento do número de leitos na rede estadual de saúde.

“Estamos ampliando em 42 leitos de UTI a capacidade de leitos no estado, além de mais 43 leitos clínicos, resultado dessa parceria. Estamos recebendo amanhã [quarta-feira, 28] mais 30 respiradores, já havíamos recebido 30 no último domingo [dia 25]. Além disso, monitores estão vindo de Florianópolis, e uma parte de medicamentos que estão vindo da Bahia”, disse o governador.

 

 

Foto: BNC Amazonas