Amazonino despenca e Zé Ricardo ameaça David e Nicolau, diz pesquisa

Segunda vaga para o segundo turno da eleição para prefeito de Manaus fica acirrada entre três candidatos

Neuton Corrêa e Israel Conte, da redação do BNC Amazonas

Publicado em: 28/10/2020 às 07:52 | Atualizado em: 28/10/2020 às 08:00

A sexta pesquisa da Perspectiva, publicada nesta quarta-feira, dia 28, mostra que a disputa pela segunda vaga para o segundo turno da eleição para prefeito de Manaus começa a ficar acirrada entre três candidatos.

Isso porque David Almeida (Avante), que sustentou com folga a segunda posição em todos os estudos de 2020, já vê crescer no retrovisor Ricardo Nicolau (PSD) e Zé Ricardo (PT).

Já o líder Amazonino Mendes (Podemos) teve nova queda em comparação com a semana passada.

Confira os números divulgados pela empresa do publicitário Durango Duarte.

 

Nicolau foi o candidato que mais cresceu nas últimas semanas, mais de 1% ao dia, e na pesquisa de hoje é o terceiro colocado com 11,3% das intenções de voto.

Mas Zé Ricardo também subiu, de acordo com os números de Durango, e possui neste momento 11,1% da preferência dos eleitores ouvidos.

David Almeida cravou 15%, queda de o,2% em relação a semana passada.

Quando a comparação é feita levando-se em consideração as cinco últimas pesquisas feitas por Durango, Amazonino foi o que perdeu mais eleitores.

Caiu de 32,7% para 28,5%.

Confira no quadro abaixo a evolução de cada candidato.

Votos na capital 

De acordo com a Perspectiva, cada 1% obtido por qualquer candidato nesta pesquisa equivale a 11.772 votos.

Com 11,1%, Zé Ricardo  possui portanto, aproximadamente 130 mil votos.

Essa intenção do eleitor está dentro do resultado obtido pelo petista nas últimas eleições.

Em 2016, por exemplo, candidato a prefeito, Zé Ricardo teve 10,99% dos votos, o que representou 113,9 mil votos.

Em 2017, na eleição suplementar para governo do estado, o parlamentar foi o segundo candidato mais votado em Manaus. Ele obteve 152.800 votos e ficou na frente de Eduardo Braga que conseguiu 141 mil votos.

Na eleição de deputado federal, em 2018, foi mais votado do pleito; dos 197,2 mil votos que recebeu, 140 mil, ou 13% dos eleitores que votou nele, foram da capital.

Confira a pesquisa completa da Perspectiva clicando aqui.

 

Dados técnicos

A pesquisa foi executada com recursos próprios da Perspectiva e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-07736/2020, com 1.000 entrevistas na cidade de Manaus, entre os dias 23 e 25 de outubro.

A margem de erro é de 3,1%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%, o que significa dizer que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista.