Coronavírus é encontrado ativo em corpo de homem morto há 27 dias

Cientistas reforçam ainda a importância de realizar autópsias em pacientes que faleceram com covid-19 e os cuidados com o manuseio de cadáveres e amostras de laboratório

De cada 5 casos, dois deram coronavírus só após morte do paciente

Publicado em: 05/11/2020 às 08:45 | Atualizado em: 05/11/2020 às 14:58

Médicos do Hospital Geral de Watford, no Reino Unido, encontraram coronavírus nos pulmões de um paciente morto há 27 dias.

O jornal científico BMJ Case Report publicou o caso.

O paciente morreu sem diagnóstico de covid-19. Um exame do tipo PCR foi feito logo após o óbito, mas o resultado foi negativo.

Como o homem teve sintomas associados à infecção, como falta de ar e febre alta, os médicos decidiram coletar amostras dos pulmões quase um mês depois do falecimento.

 

Leia mais

Coronavírus avança e vocalista da banda Roupa Nova é intubado

“Acreditamos que esta seja a primeira vez que o vírus foi detectado no tecido pulmonar 27 dias após a morte”, escreveram os especialistas no artigo científico.

Eles reforçam ainda a importância de realizar autópsias em pacientes que faleceram com covid-19 e os cuidados com o manuseio de cadáveres e amostras de laboratório.

 

Mutações

 

Maria Van Kerkhove afirmou, no dia 30/10, que o coronavírus sofre mutações de forma mais lenta que outros vírus, mas é preciso monitorá-las.

Ela é líder técnica da resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) à pandemia de Covid-19.

“Vamos continuar a ver mutações e isso é esperado. É importante definir quais são as mais importantes”, disse a epidemiologista em uma entrevista coletiva. Segundo ela, nenhuma mutação até agora se mostrou mais letal ou mais contagiosa.

 

Leia mais Metrópoles 

 

Foto: Reprodução/redes sociais