Operação do Ministério da Justiça derruba serviços de IPTV pirata
Operação derrubou aplicativos de streaming irregulares e serviços de IPTV pirata; provedor faturou R$ 94,5 milhões no ano

Mariane Veiga
Publicado em: 06/11/2020 às 10:37 | Atualizado em: 06/11/2020 às 13:39
O Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou a segunda fase da Operação 404. A ação é feita em conjunto com a Polícia Civil e os órgãos investigam atos de pirataria digital contra provedores de IPTV pirata e serviços de streaming irregulares.
Nas buscas, foi identificada uma plataforma ilegal com faturamento anual de R$ 94,5 milhões.
A operação bloqueou ou removeu 252 sites e 65 aplicativos de streaming ilegal, além de apagar o conteúdo de redes sociais e motores de busca.
Cinco pessoas foram presas em flagrante e podem responder por crime de violação de direito autoral, com reclusão de dois a quatro anos e multa para quem distribui o conteúdo.
Por determinação judicial, a polícia cumpriu 25 mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.
A operação também teve colaboração das embaixadas do Reino Unido e Estados Unidos, que bloquearam três domínios ilícitos.
Durante a ação, foram apreendidos carros de luxo, armas, dinheiro em espécie e cartões de crédito ou débito.
De acordo com o ministro da Justiça, André Mendonça, as apreensões indicam outros crimes além da infração contra os direitos autorais, como lavagem de dinheiro e possível organização criminosa.
Leia mais no Tecnoblog.
Foto: REUTERS/Sergio Perez