Capitais com menos mortes por coronavírus reelegem prefeitos

Capital do Rio Grande do Sul foi ponto fora da curva. Embora entre as melhores contra o coronavírus, prefeito não vai ao segundo turno

Capitais

Publicado em: 16/11/2020 às 19:07 | Atualizado em: 16/11/2020 às 19:07

Cinco dos seis prefeitos de capitais reeleitos neste domingo (15) têm algo em comum, além da vitória em primeiro turno: se saíram bem no combate ao coronavírus (covid-19).

Os dados fazem parte de levantamento exclusivo do site Congresso em Foco. Para chegar ao resultado, portanto, cruzou a votação com a mortalidade pela doença por 100 mil habitantes.

São eles os prefeitos de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM); de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD); de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB); de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD); e de Curitiba, Rafael Greca (DEM).

Salvador também pode integrar essa lista, embora o prefeito não tenha disputado a eleição porque ja exerce dois mandatos seguidos. No entanto, vai ficar em seu lugar o candidato que indicou, Bruno Reis (DEM).

Destoa dessa performance, contudo, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB). A cidade, sexta melhor capital do país no combate ao coronavírus, vai ter segundo turno. E sem Marchezan, que ficou em terceiro lugar.

 

Leia mais

Aprovação de Bolsonaro despenca em sete capitais na campanha eleitoral

Outro lado da moeda

Na outra ponta, de cidade com péssimo desempenho contra o vírus, está o Rio de Janeiro. Mesmo sendo a maior do país em mortes por 100 mil habitantes, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) vai ao segundo turno. Com apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Confira como foi a situação em outras capitais no Congresso em Foco.

 

Foto: Reprodução/TV