TSE anuncia mais eficiência no resultado do segundo turno

Nota do tribunal destaca: “Equipes técnicas do TSE e da Oracle entendem que a falha no plano de execução no primeiro turno não se repetirá".

tse, eficiencia, resultado, segundo, turno

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 18/11/2020 às 02:29 | Atualizado em: 18/11/2020 às 02:29

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou, nessa terça (17), que o atraso na totalização e divulgação dos votos não deve ocorrer no segundo turno. O próximo turno será em 29 de novembro.

A conclusão, entretanto, está em uma nota técnica divulgada pelo tribunal. Na nota, a corte também garante que o problema está sendo resolvido.  

“Equipes técnicas do TSE e da Oracle entendem que a falha no plano de execução no primeiro turno não se repetirá no segundo turno, em 29 de novembro, tendo em vista que o otimizador já está calibrado para processar um volume maior de informações de forma célere”, diz o relatório.  

No domingo (15), houve atraso de três horas na divulgação dos resultados. De acordo com o TSE, o atraso foi provocado pela falta de calibragem na inteligência artificial de um supercomputador. O equipamento é operado pela empresa de tecnologia Oracle.

Diante do problema na leitura dos dados, um dos oito processadores travou e a totalização apresentou lentidão.  

O supercomputador foi comprado em março, mas chegou ao tribunal somente em agosto, devido à pandemia da covid-19.

Não houve tempo necessário para fazer todos os testes antes do primeiro turno. Dos cinco testes que foram planejados, somente dois foram realizados. 

Leia texto completo na Agência Brasil.

 

Foto: TSE/divulgação