Ministro diz que Amazonas será “principal beneficiado” com BR marítima 

Ministro da Infraestrutura disse que a cabotagem já beneficia o Porto de Manaus com 80,4% de todos os contêineres embarcados.

ministro, amazonas, br, maritima

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 18/11/2020 às 20:08 | Atualizado em: 19/11/2020 às 13:10

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse, nesta quarta-feira (18), que o Amazonas será o “principal beneficiado” com a reabertura na navegação marítima. Para essa nova proposta, o ministro chama de “BR do mar”. Tarcísio sofre, no entanto, resistência de um parlamentar amazonense.

O deputado Marcelo Ramos (PL-AM) disse, contudo, que a proposta é um “desastre” para o estado, na publicação do O Antagonista.

Em seguida, criticou a redução do subsídio para transporte de granel líquido, conforme previu o relator da proposta, Sargento Gurgel (PSL). 

O Ministério da Infraestrutura rebateu, por meio de nota, as críticas e afirmou que o “principal beneficiado” com a BR do mar será o Amazonas. 

O ministro foi aos números, entretanto, para rebater Marcelo Ramos. “A cabotagem hoje representa 80,4% de todos os contêineres embarcados do Porto de Manaus e 48,8% de contêineres desembarcados”.

Nesse sentido, prosseguiu: “A origem e o destino dessas cargas são majoritariamente São Paulo e os estados do Nordeste”. Diante disso e de acordo com Tarcísio, “comprova-se a importância da ampliação da frota nacional”. E, dessa forma, a importância também das “rotas que interligam a costa brasileira aos rios amazônicos”. 

Para ministério, a BR do mar fará a cabotagem mais competitiva. Dessa forma, propiciará “redução dos custos logísticos e maior competitividade no mercado nacional”. 

 

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil