FAS entrega ambulanchas para atender ribeirinhos do Amazonas

A doação dos equipamentos foi feita pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) com apoio da Embaixada da França no Brasil

Publicado em: 25/11/2020 às 10:28 | Atualizado em: 25/11/2020 às 10:46

Cerca de 1,4 mil famílias de 42 comunidades ribeirinhas das reservas de desenvolvimento sustentável (RDS) do Rio Negro, no interior do estado do Amazonas, receberam 11 canoas e cinco “ambulanchas”, para auxiliar no atendimento de saúde dos ribeirinhos.

A doação dos equipamentos foi feita pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) com apoio da Embaixada da França no Brasil.

Do mesmo modo, foram entregues kits de itens médicos e 2,5 mil litros de combustível.

Os recursos foram levantados pela Aliança Covid-Amazonas, que visa minimizar os impactos da pandemia nas comunidades ribeirinhas.

Articulada pela FAS, a ação conta com 112 parceiros, entre os quais empresas privadas, governos e pessoas físicas.

 

Leia mais

Forças Armadas atenderão a indígenas no Pará contra coronavírus 

 

“Em muitas dessas comunidades, o acesso é difícil. Na maioria das vezes, é necessário um transporte rápido e adequado para que a pessoa, que está acometida de alguma doença, seja covid ou consequência dela, possa chegar rapidamente ao centro urbano”, destacou a superintendente da FAS, Valcleia Solidade.

De acordo com o presidente do Fórum Permanente em Defesa das Comunidades Ribeirinhas, Daniel Araújo, a infraestrutura para o transporte de pacientes era precária.

Conforme destacou Araújo, para o deslocamento de um paciente, era preciso mobilizar a comunidade inteira. “Isso muitas vezes sem sinal de celular”, ressaltou.

Segundo a agente comunitária de saúde, Ivanilde Campos, já ocorreram situações extremas e muitas vezes fatais por causa das viagens arriscadas em barcos improvisados.

“Teve o caso de uma família que enfrentou um temporal daqueles de madrugada para levar o filho doente de lancha até a cidade, mas, infelizmente, a criança não resistiu e morreu.”

 

FAS

A Fundação Amazonas Sustentável é uma organização não governamental (ONG) brasileira, sem fins lucrativos, criada em 2008 por uma parceria entre o banco Bradesco e o governo do estado do Amazonas.

Posteriormente, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil (2009), do Fundo Amazônia (2010) e da Samsung (2010).

Fonte: Agência Brasil

 

Leia mais

FAS trabalha modelo de atenção básica a favor da Amazônia

 

 

Foto: José Cruz/Agência Brasil