Barroso visita Macapá para acompanhar eleições após apagão

O presidente do TSE recebeu medalha do mérito eleitoral do TRE-AP

Mariane Veiga

Publicado em: 06/12/2020 às 09:43 | Atualizado em: 06/12/2020 às 09:45

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, recebeu medalha do mérito eleitoral, concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP).

O ministro esteve na capital do estado, Macapá, ontem (5), para acompanhar os trabalhos de preparação para o pleito municipal que será neste domingo (6).

Conforme divulgado, as eleições municipais na capital amapaense, que deveriam ter sido realizadas mês passado, foram adiadas em razão de apagões de energia elétrica que atingiram a cidade.

Dessa forma, por mais de três semanas, a instabilidade no fornecimento de energia provocou desabastecimento de luz, água e perdas de alimentos.

Barroso reuniu-se neste sábado com integrantes do TRE. “Achei que era importante estar aqui com vocês, para que vocês saibam que a gente se preocupa. Esperamos que as eleições corram bem”, disse o ministro, segundo nota divulgada pelo TSE.

 

Auditoria

O ministro participou ainda dos trabalhos da comissão de auditoria da urna eletrônica em Macapá.

O procedimento, de acordo com o TSE, visa atestar a segurança da votação eletrônica. Integrantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanharam, e o procedimento foi gravado.

Portanto hoje ocorre a votação em primeiro turno na cidade. Do mesmo modo, o segundo turno, se houver, será no dia 20.

 

Coronavírus

Os cuidados sanitários para evitar a propagação do novo coronavírus (covid-19) serão os mesmos adotados nos 5.567 municípios onde já houve eleição este ano.

O uso de máscara é obrigatório em todas as sessões eleitorais. Na área de Segurança Pública, diversos órgãos federais e locais atuarão de forma integrada.

Fonte: Agência Brasil

 

Leia mais

Macapá escolhe prefeito e vereadores no domingo, em eleições adiadas

 

 

Foto: Divulgação/TRE-AP