Joelson Silva põe Câmara no topo do ranking da transparência no AM

Com uma avaliação que ultrapassa a casa dos 70 pontos, entre 100 possíveis, a casa legislativa lidera pelo segundo ano consecutivo no controle interno

Joelson Silva deixa Câmara no topo do ranking da transparência no AM

Diamantino Junior

Publicado em: 09/12/2020 às 11:11 | Atualizado em: 09/12/2020 às 11:20

A gestão Joelson Silva na Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai fechar o ano de 2020 como a primeira, entre todas as 62 câmaras municipais do Estado do Amazonas, no ranking transparência.

Com uma avaliação que ultrapassa a casa dos 70 pontos, entre 100 possíveis, a casa legislativa lidera pelo segundo ano consecutivo no controle interno de itens como despesas, receitas, contratos, licitações, dispensas, relatórios de gestão fiscal, serviço de informação ao cidadão físico e eletrônico, e acessibilidade.

Os números foram divulgados pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) e estão disponíveis no próprio site do órgão, para possibilitar, entre outros objetivos, maior acessibilidade ao cidadão, no controle social sobre as contas públicas.

 

Leia mais

Câmara Municipal de Manaus tem renovação em mais de 50%

 

Com 72,05%, a Câmara de Manaus ocupa o nível considerado mediano, mas está bem próxima de entrar no estágio mais elevado do ranking, que é de 75 pontos, no mínimo.

As demais câmaras se mantêm bem abaixo, entre o nível “deficiente”, que corresponde a maior ou igual a 25% e menor que 50%; e “crítico”, maior que zero e menor que 25%.

 

Avaliação

 

Os critérios de avaliação têm como base uma matriz desenvolvida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e seguem os fundamentos da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Acesso à Informação.

O objetivo é assegurar o processo de transparência na prestação de contas de qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária.

O Controle Interno é uma exigência da Constituição Brasileira, prevista especialmente nos artigos 70 e 74.

Essa é uma forma de auxiliar o gestor na execução da administração do mesmo, evitando que problemas aconteçam.

 

Salto

 

Quando Joelson Silva assumiu como presidente, no início do ano passado, a Câmara de Manaus ocupava a 49ª colocação no ranking do MPC-AM.

Em dezembro, o órgão subiu para o primeiro lugar e manteve a posição também no ranking divulgado no meio do ano, com 70,6%.

 

Salto de qualidade

 

Na avaliação do parlamentar, o grande salto nos números é atribuído ao trabalho de modernização realizado no parlamento, com destaque para:

  • a aquisição de equipamentos de última geração, entre os quais o novo painel eletrônico
  • implantação da plataforma e-Democracia, sistema que dá mais agilidade à tramitação dos processos legislativos e administrativos
  • instalação da Rádio Câmara Cidadã e TV Câmara, com sistemas digitais
  • o wi-fi social “Mara”, que é uma ferramenta on-line para atendimento aos cidadãos, entre outros.

“A manutenção dos números e até o pequeno avanço em relação ao último ranking divulgado, nos dão a certeza de que fizemos a coisa certa e continuamos empenhados a fazer o melhor, com trabalho e responsabilidade, em favor da população manauara”, destaca Joelson Silva.

 

Foto: Divulgação/CMM