Vereador chama secretária de ‘véia’ e é condenado pela Justiça

A Câmara Municipal de Boituva apelou em defesa do vereador, mas o recurso foi rejeitado no último dia 18 pela Justiça estadual

Mariane Veiga

Publicado em: 22/12/2020 às 11:45 | Atualizado em: 22/12/2020 às 12:18

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o vereador Nelson da Farmácia, de Boituva, interior do estado, a indenizar a ex-secretária de Saúde do município após chamá-la de “véia” em discurso na câmara local.

“Isso daí já tava véia, aposentada, é um trampo véio”, disse o vereador sobre a ex-secretária Neuci Rocha, 61, que havia sido exonerada dias antes.

O episódio ocorreu em 11 de março de 2019. Em outubro daquele ano, ele foi condenado a indenizar Neuci em R$ 10 mil reais por danos morais e a pagar até 20% do valor da condenação em honorários advocatícios.

“Aquela mulher não tinha competência, era sem educação com um monte de gente, quero bater nela mais na tribuna”, sugeriu o parlamentar.

De acordo com a juíza Liliana Heidorn, “o conteúdo expresso expôs uma crítica feroz que não se ateve meramente ao desempenho da autora na administração da secretaria e no atendimento à comunidade, mas teve caráter misógino e preconceituoso”, disse na sentença.

 

Leia mais

Justiça condena Sikêra Jr. a pagar R$ 300 mil para modelo trans

 

No entanto, a Câmara Municipal de Boituva apelou em defesa do vereador, mas o recurso foi rejeitado no último dia 18 pela Justiça estadual.

Conforme a defesa da ex-secretária, “a imunidade do parlamentar não exime a responsabilidade sobre opiniões que violam direitos como a dignidade humana, ainda mais os direitos das mulheres”.

Do mesmo modo, a defesa do vereador disse que a conduta não “ofendeu a suposta vítima” e que irá recorrer.

Leia mais na coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

 

 

Foto: Reprodução/Facebook