Empregadores domésticos podem pagar DAE também por meio do PIX 

Para o Serpro, "trata-se de uma grande evolução na gestão da folha de pagamento dos empregados domésticos"

empregadores, dae, pix

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 29/12/2020 às 19:12 | Atualizado em: 29/12/2020 às 19:14

Os empregadores domésticos já podem pagar a Guia do Documento de Arrecadação do Simples Doméstico (DAE) com o PIX. O meio de pagamento instantâneo foi criado pelo Banco Central. A guia poderá ser paga em qualquer dia da semana e horário, por meio de qualquer banco habilitado no PIX. 

“O pagamento será identificado no mesmo dia no eSocial e sistemas que fazem o controle da arrecadação federal”. A orientação é de Franciana Soares Barbosa Duarte. Ela é gerente de negócio da Divisão de Soluções de Arrecadação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)

De acordo com Franciana, “trata-se de uma grande evolução na gestão da folha de pagamento dos empregados domésticos”. Conforme seu juízo, até então, “o pagamento do DAE somente poderia ser efetuado em dias úteis”, disse à Agência Brasil.

Para ser pago com o PIX, o DAE deve ser emitido pelo empregador doméstico diretamente no sistema ou pelo aplicativo do eSocial disponível na App Store e Google Play.

Ao emitir o documento, portanto, será gerado, automaticamente, um QR Code na guia de pagamento.

Com o QR Code, o empregador pode efetuar o pagamento pelo PIX. Desse modo, não sendo necessária nenhuma outra ação adicional por parte do usuário.

 

Foto: Marcello Casal Jr./ABr