Rossi acredita na volta do auxílio emergencial por Paulo Guedes

Para Baleia Rossi, a sinalização de que haverá a volta do auxílio foi dada pelo seu adversário na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

rossi, auxilio, emergencial, guedes

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 19/01/2021 às 17:57 | Atualizado em: 19/01/2021 às 17:57

Candidato à presidência da Câmara, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), disse acreditar no retorno do auxílio emergencial neste ano. Para ele, o ministro da Economia, Paulo Guedes, deve fazer uma proposta de nova rodada do benefício.

De acordo com Rossi (foto), cabe a Guedes e sua equipe apresentarem uma sugestão para que a volta do benefício seja feita dentro do teto de gastos.

A regra do teto impede que as despesas cresçam em ritmo superior à inflação. No entanto, que as despesas sejam feitas com “responsabilidade fiscal”. 

Para Baleia Rossi, a sinalização de que haverá a volta do auxílio foi dada pelo seu oponente na disputa pela presidência da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) e candidato do Palácio do Planalto.

“Quando Lira vem e copia o que eu falo, não acredito que ele tenha feito isso sem um comando do Palácio”, disse Baleia, que vem defendendo a concessão do auxílio. 

Lira acena

Em entrevista ontem (18), Lira acenou com a possibilidade de prorrogação temporária do auxílio por um mês ou dois. Esta possibilidade deve ser “dentro de um novo Orçamento” e respeitando o teto de gastos.

Lira deixou claro que isso tem de ser feito com o Orçamento aprovado. Ou seja, depois das eleições marcadas para 1.º de fevereiro.

“Para um mês ou dois, estabelecendo um valor compatível, eu penso que o governo possa fazer”, disse Arthur Lira.

Leia mais na reportagem do Terra 

Foto: Câmara dos Deputados