Nova Maracanã, no Pará, recebe barco-hospital Papa Francisco

Na localidade, sete pessoas da mesma família morreram por falta de oxigênio, na UBS.

barco hospital papa francisco chega maracnã

Ednilson Maciel, da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 20/01/2021 às 16:48 | Atualizado em: 20/01/2021 às 18:11

O barco hospital Papa Francisco atracou às 9h, desta quarta-feira (20), no distrito de Nova Maracanã, no município de Faro. A embarcação foi enviada para dar suporte no atendimento de pacientes com sintomas leves e moderados do novo coronavírus (covid-19).

Conforme informações do G1, na localidade, três mulheres e quatro homens da mesma família morreram por falta de oxigênio, entre segunda-feira (18) e terça-feira (19).

Bem como, o motivo dos óbitos é que a Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade, onde eles foram atendidos, não tinha cilindros de oxigênio. O fato ganhou repercussão nacional e internacional.

Segundo informações da Agência Pará, neste primeiro dia de ações a unidade dá suporte hospitalar e está com quatro pacientes internados e sendo estabilizados para transferência aérea.  A embarcação vai ficar por tempo indeterminado no município.

O barco conta com serviços de triagem de enfermagem, verificação de sinais vitais e oxigenação, atendimento médico, medicamentos, exames de laboratório de hemograma e raio x, testes rápidos e conta com quatro leitos clínicos para estabilizar pacientes. 

Então, quem recebeu atendimento elogiou o trabalho desenvolvido. “Era tudo o que a gente precisava, esse atendimento veio na hora certa para ajudar a salvar a vida”, contou a autônoma Susan Pereira.

Leia mais

Comunidade de Nova Maracanã recebe atendimentos do Barco Papa Francisco

Faro (PA), vizinho a Parintins (AM), agoniza com falta de oxigênio

Foto: Agencia ecclesia/Divulgação