Nova Maracanã, no Pará, recebe barco-hospital Papa Francisco
Na localidade, sete pessoas da mesma família morreram por falta de oxigênio, na UBS.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC AMAZONAS
Publicado em: 20/01/2021 às 16:48 | Atualizado em: 20/01/2021 às 18:11
O barco hospital Papa Francisco atracou às 9h, desta quarta-feira (20), no distrito de Nova Maracanã, no município de Faro. A embarcação foi enviada para dar suporte no atendimento de pacientes com sintomas leves e moderados do novo coronavírus (covid-19).
Conforme informações do G1, na localidade, três mulheres e quatro homens da mesma família morreram por falta de oxigênio, entre segunda-feira (18) e terça-feira (19).
Bem como, o motivo dos óbitos é que a Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade, onde eles foram atendidos, não tinha cilindros de oxigênio. O fato ganhou repercussão nacional e internacional.
Segundo informações da Agência Pará, neste primeiro dia de ações a unidade dá suporte hospitalar e está com quatro pacientes internados e sendo estabilizados para transferência aérea. A embarcação vai ficar por tempo indeterminado no município.
O barco conta com serviços de triagem de enfermagem, verificação de sinais vitais e oxigenação, atendimento médico, medicamentos, exames de laboratório de hemograma e raio x, testes rápidos e conta com quatro leitos clínicos para estabilizar pacientes.
Então, quem recebeu atendimento elogiou o trabalho desenvolvido. “Era tudo o que a gente precisava, esse atendimento veio na hora certa para ajudar a salvar a vida”, contou a autônoma Susan Pereira.
Leia mais
Comunidade de Nova Maracanã recebe atendimentos do Barco Papa Francisco
Faro (PA), vizinho a Parintins (AM), agoniza com falta de oxigênio
Foto: Agencia ecclesia/Divulgação