Baixo Amazonas na região do Pará entra em lockdown
O Instituto Evandro Chagas identificou a nova cepa do coronavírus nesta região.

Da Redação do BNC AMAZONAS
Publicado em: 31/01/2021 às 07:31 | Atualizado em: 31/01/2021 às 07:31
O estado do Pará sai do vermelho e entra no preto, é que nesta segunda-feira (1º) a região do Baixo Amazonas entra em lockdown. O anúncio foi feito ontem pelo governador Helder Barbalho, por meio das redes sociais.
Dessa forma, os municípios que serão atingidos na divisa entre o Pará e o Amazonas são Juruti e Faro. Além dos demais como Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Santarém e Terra Santa.
O município de Juruti, divisa com Parintins (AM), é a principal porta de entrada para o Pará, de pessoas provenientes do Amazonas. Ou vice-versa, em função do rio Amazonas, a maior via de navegação entre os dois estados.
Por isso, Helder Barbalho afirmou que a decisão de alterar o bandeiramento tem como base na atualização da situação epidemiológica no oeste do Estado.
Nova cepa do coronavírus
Segundo Barbalho, o Instituto Evandro Chagas identificou a nova cepa do coronavírus nesta região.
Além disso, o aumenta a procura de leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Por exemplo, para atendimento de pacientes de covid-19, isso traz preocupações sobre a capacidade do sistema de saúde atender a todos.
“Por esta razão, estamos pedindo a compreensão e a solidariedade. Nós estaremos mudando o bandeiramento da região que está em vermelho (risco elevado) para preto (lockdown)”, determinou Helder.
Objetivo
De maneira idêntica, a mudança necessária é uma ação técnica. O objetivo é de garantir a preservação de vidas e para impedir o avanço da covid-19 em território paraense.
Como resultado, o governo destaca as ações de enfrentamento à pandemia, em especial, no extremo oeste paraense, localizado próximo ao Amazonas.
Leia mais
Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará