AM mandou para fora 506 pacientes com covid e retorno é de 32%

O secretário estadual de Saúde do Amazonas, Marcellus Campelo, informou que até ontem (3), das 472 remoções, sendo que 28 morreram.

am, fora, pacientes, covid, retorno

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 04/02/2021 às 21:53 | Atualizado em: 05/02/2021 às 09:37

Ação conjunta do Ministério da Saúde, do governo do Amazonas e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares já conseguiu transferir do estado 506 pacientes com coronavírus (covid-19) para tratamento em outros estados. De acordo com o ministério, 32% deles tiveram alta. Isso representa em torno de 160 pacientes recuperados.

Enquanto isso, o secretário estadual de Saúde, Marcellus Campelo, informou que até ontem (3), das 472 remoções, 28 morreram ou 6%.

O objetivo da transferência é desafogar os hospitais e reorganizar o sistema de saúde local, pressionado pelo aumento da curva de casos de covid. 

Os pacientes transferidos estão sendo colocados em hospitais universitários e unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal. 

De acordo com o Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (4), dois voos da Força Aérea Brasileira (FAB) levaram 34 pacientes com covid para hospitais em Belém e no Rio de Janeiro.

Desse total, 12 pacientes do município de Tefé, no Médio Solimões, e quatro de Manaus, seguiram para a capital do Pará. Os demais foram para o Rio de Janeiro. 

De acordo ainda com a pasta, o porcentual de alta dos pacientes transferidos para outros estados já alcançou 32%.

Houve ainda oito remoções para realização de cirurgia oncológica no Hospital do Câncer III, do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), localizado na capital fluminense. 

Leia texto completo na Agência Brasil.

Foto: Ministério da Saúde