FVS aponta cenário de desaceleração da pandemia no AM

O diretor-presidente interino da FVS-AM, Cristiano Fernades explicou sobre o atual cenário epidemiológico do estado

Gabriel Ferreira, Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 14/02/2021 às 08:00 | Atualizado em: 13/02/2021 às 22:02

O cenário epidemiológico da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas apresentou uma queda na média móvel de casos. A Fundação de Vigilância em Saúde(FVS-AM) divulgou esses dados neste sábado (13).

De acordo com o diretor-presidente interino da FVS, Cristiano Fernandes, nos últimos 14 dias o estado apresentou desaceleração da pandemia, com a queda de 21 % em número de casos em todo Amazonas. No entanto, “o perfil epidemiológico preocupa apesar dessa desaceleração”.

Além disso, o cenário indica recuo em Manaus de 26 % e o interior com 14%.

“Essa desaceleração dos casos, nós temos que avaliar de uma maneira muito cuidadosa, porque nós estamos ainda em alta transmissão. Isso mostra que estamos no caminho certo, do sacrifício que é feito pela nossa população, ela tem surtido efeito”, enfatizou Cristiano.

Segundo o diretor da FVS, apesar da tendência de queda, ainda há um retrato “de um platô muito elevado do número de casos”.

Mesmo diante de um cenário em queda, o interior é apontado com destaque, devido o aumento de casos ocorrido em algumas regiões. De acordo com Cristiano, algumas calhas como “triângulo, que tem uma atenção ao município de Tefé, a região do Rio Negro e Solimões, influenciado por Manaus, o entorno e a região metropolitana”.

Média móvel de óbitos

A FVS aponta uma média móvel de 83 óbitos por dia no Amazonas. Há também um cenário de desaceleração, com redução de mortes por covid-19 no estado de 35%, sendo 33% na capital e 42% no interior.

Conforme Cristiano Fernandes, “isso já é reflexo dessa desaceleração”.

Leia mais

Governador prorroga toque de recolher no Amazonas de 19h às 6h

Foto: Reprodução/ Vídeo