Ministério da Saúde usa novo lote de vacinas como 1ª dose
De acordo com o Ministério da Saúde, agora será possível vacinar 4,7 milhões de pessoas com a primeira dose

Publicado em: 19/02/2021 às 15:29 | Atualizado em: 19/02/2021 às 15:29
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou, nesta sexta-feira (19), que um novo lote de 4,7 milhões de doses de vacinas contra o coronavirus (covid-19), que será distribuído aos estados a partir do dia 23.
O lote será usado integralmente para a aplicação da primeira dose, sem que haja necessidade de se guardar doses para a aplicação do reforço.
Atualmente, diversos estados têm guardado metade das doses que receberam para assegurar a aplicação do reforço, mediante as incertezas sobre a chegada de mais vacinas.
Desde o início desta semana, pelo menos cinco capitais tiveram que suspender o cronograma de vacinação de primeira dose porque as vacinas acabaram.
De acordo com o Ministério da Saúde, agora será possível vacinar 4,7 milhões de pessoas com a primeira dose, uma vez que está assegurada a entrega de novos lotes para as próximas semanas.
A remessa de fevereiro contará com 2,7 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, a coronavac, e 2 milhões da vacina da AstraZeneca/Oxford, importadas da Índia.
O ministério informou que receberá em março mais 21 milhões de vacinas do Butantan, que deve garantir a segunda rodada de imunização dentro do prazo de 14 a 28 dias.
Já para o imunizante da AstraZeneca, que possui um tempo maior de aplicação da segunda dose, o laboratório deve disponibilizar no próximo mês mais 18 milhões de doses produzidas na Fiocruz e importadas.
Leia mais no InfoMoney
Foto: divulgação/Ministério da Saúde