Cientista alerta que covid pode matar 3 mil por dia no Brasil logo-logo

Segundo Miguel Nicolelis, "vamos entrar numa situação de guerra explícita"

Fevereiro bateu recorde de mortes da covid

Publicado em: 04/03/2021 às 14:00 | Atualizado em: 04/03/2021 às 14:14

O médico e neurocientista Miguel Nicolelis disse que a possibilidade de o Brasil ultrapassar a marca de 3 mil mortes diárias por covid-19 (coronavírus) nas próximas semanas passou a ser real.

Ontem, o país teve o dia mais letal de toda a pandemia pelo segundo dia consecutivo e estabeleceu também a maior média móvel de mortes.

Foram registrados 1.840 novos óbitos causados pela doença em 24 horas.

Leia mais

Só lockdown de 21 dias em todo o país pode parar covid, diz cientista

Questionado sobre o que esperar nas próximas semanas, Nicolelis disse que “vamos entrar numa situação de guerra explícita”.

“Nós podemos ter a maior catástrofe humanitária do século 21 em nossas mãos. A possibilidade de cruzar 2 mil óbitos diários nos próximos dias é absolutamente real. A possibilidade de cruzarmos 3 mil mortes diárias nas próximas semanas passou a ser real”, disse.

De acordo com o médico, “isso já é um genocídio, só que ninguém ainda usou a palavra”.

“O que são 250 mil mortes sendo que a vasta maioria poderia ter sido evitada?”.

O neurocientista relatou ainda acreditar que São Paulo irá colapsar. Ontem, o governo anunciou que todo o estado vai entrar na fase vermelha, o mais restritivo.

Nicolelis defendeu ainda um lockdown nacional de pelo menos 21 dias, com pagamento de auxílio para que as pessoas fiquem em casa.

Questionado se a população acataria uma restrição tão dura, ele avaliou que os brasileiros nunca tiveram uma mensagem correta da gravidade da situação “porque não temos nenhum estadista no país”.

O neurocientista ressaltou que as novas variantes do coronavírus são mais letais e perigosas, o que torna a situação mais crítica.

Leia no UOL.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil