Delphina Aziz é o 3º maior hospital do país na oferta de leitos de UTI covid
A unidade hospitalar tem agora 180 leitos de UTI. Vinte deles foram abertos nos últimos sete dias

Publicado em: 07/03/2021 às 10:22 | Atualizado em: 08/03/2021 às 18:15
Com os dez novos leitos abertos nesse sábado (06), o Hospital Delphina Aziz, torna-se o 3º hospital no Brasil que mais dispõe de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19.
A unidade hospitalar tem agora 180 leitos de UTI. Vinte deles foram abertos nos últimos sete dias.
Com a expansão de leitos desta semana, o Delphina fica à frente de hospitais como o Hospital das Clínicas de São Paulo, o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, no Rio de Janeiro, e o Hospital Júlia Kubitschek, em Minas Gerais. As informações constam no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
O secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, destaca que, desde que se tornou referência para pacientes com Covid-19, a capacidade de atendimento em UTI do hospital foi ampliada em mais de 260%.
“Só aqui no Hospital Delphina Aziz, saltamos de 50 leitos de UTI, antes da pandemia, para os 180 atuais. Com a abertura desses novos leitos de UTI, o hospital passa a contabilizar 471 leitos, nesse momento, exclusivos para atendimentos a pacientes com Covid-19”, ressalta.
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Gestão
O diretor da OZN Health, concessionária responsável pela gestão dos serviços não assistenciais da unidade, Thiago Python, afirma que essa é uma marca que deve ser comemorada.
“Embora o momento que levou o hospital a ter 180 leitos de UTI para Covid-19 seja muito triste, temos que comemorar todas as vitórias. Aumentar de 50 para 180 leitos, mantendo a qualidade que o Hospital Delphina é conhecido, certamente é uma delas. Parabéns à equipe, ao Governo do Amazonas, e ao povo amazonense por mais esta resposta neste momento tão duro”, afirmou o diretor da OZN Health.
A OZN Health é responsável pelos serviços não assistenciais do Hospital Delphina Aziz. A empresa é encarregada pela gestão dos setores de manutenção, logística, limpeza, segurança, recepção, alimentação, lavanderia, digitalização e tecnologia da informação do Hospital.
A gestão assistencial do hospital é realizada pela Organização Social de Saúde Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humanos (INDSH).
O INDSH tem implantado, desde o início da pandemia, todos os protocolos assistenciais específicos para o enfrentamento da doença.
Foto: Diego Peres/ Secom