‘Influenciadores’ recebiam dinheiro do governo para defender ‘tratamento precoce’
O valor foi investido pelo Ministรฉrio da Saรบde e pela Secretaria de Comunicaรงรฃo (Secom) e inclui R$ 85,9 mil destinados ao cachรช de 19 "famosos"

Ferreira Gabriel
Publicado em: 31/03/2021 ร s 20:07 | Atualizado em: 31/03/2021 ร s 20:07
Mais de R$ 1,3 milhรฃo dos cofres do governo federal foram utilizados para pagar aรงรตes de marketing com influenciadores para defender o ‘tratamento precoce’ contra covid-19.
O valor foi investido pelo Ministรฉrio da Saรบde e pela Secretaria de Comunicaรงรฃo (Secom) e inclui R$ 85,9 mil destinados ao cachรช de 19 “famosos” contratados para divulgar estas campanhas em suas redes sociais.
Em janeiro deste ano, a Secom contratou quatro influenciadores, que receberam um montante de R$ 23 mil para falar sobre “atendimento precoce”.
A verba saiu de um investimento total de R$ 19,9 milhรตes da campanha publicitรกria denominada “Cuidados Precoces Covid-19”.
Roteiro de aรงรฃo
No roteiro da aรงรฃo, obtido pela Agรชncia Pรบblica atravรฉs de um pedido via Lei de Acesso ร Informaรงรฃo (LAI), a Secom orientava a ex-BBB Flรกvia Viana e os influenciadores Joรฃo Zoli (747 mil seguidores), Jรฉssika Taynara (309 mil seguidores) e Pam Puertas (151 mil seguidores) a fazer um post no feed e seis stories โtodos no Instagram.
Nas postagens eles deveriam dizer para os seguidores que, caso sentissem sintomas da covid, era “importante que vocรช procure imediatamente um mรฉdico e solicite um atendimento precoce”.
No texto-guia, ou briefing, desta aรงรฃo, os quatro influenciadores foram orientados a posar de maneiras diferentes. Dessa forma, alguns apareciam com a mรกscara no rosto e รกlcool gel na mรฃo, outros lavando a mรฃo.
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Secom nega ata de reuniรฃo com influenciadores
No dia 15 de janeiro de 2021, a Secom realizou uma reuniรฃo cujo tรณpico era “Influenciadores”, segundo agenda do Coordenador-geral de Mรญdia, Luiz Antรดnio Oliveira Alves.
A Agรชncia Pรบblica solicitou, por meio da LAI, a ata da reuniรฃo. Na resposta, a Secom afirmou que nรฃo รฉ de praxe manter ata ou gravaรงรฃo de reuniรตes, por se tratar de assuntos internos e rotineiro. No entanto, esclareceu que nesta reuniรฃo discutiu-se “questรตes envolvidas no emprego de influenciadores digitais como complemento aos esforรงos de mรญdia das aรงรตes de divulgaรงรฃo desta secretaria.”
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Foto: Reproduรงรฃo/Instagram