Manaus começa imunização da gripe influenza, mas só para três grupos

A previsão é que todas as fases estejam concluídas até julho

Imunização

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 12/04/2021 às 08:00 | Atualizado em: 12/04/2021 às 08:03

A campanha nacional de vacinação contra a gripe influenza em Manaus terá início nesta segunda-feira (12).

Neste ano, o Ministério da Saúde dividiu a campanha em três fases. A razão é que o Instituto Butantan, que produz a vacina, não entregou a totalidade das doses.

Nesta primeira fase, a prefeitura irá imunizar crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias).

Para receber esse público, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) preparou 171 salas de vacina em unidades da rede municipal. A previsão é que todas as fases estejam concluídas no dia 9 de julho.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), salienta que a campanha contra a influenza ocorrerá de forma simultânea com a vacinação contra a covid-19 (coronavírus).

“Teremos duas campanhas de vacinação acontecendo ao mesmo tempo, mas a população pode ficar tranquila. A área técnica da Semsa organizou os atendimentos de forma a facilitar o acesso de quem deve receber a vacina. Em nossos canais oficiais como site e redes sociais, é possível consultar todas as informações como endereços, horários e quais documentos apresentar em cada uma das situações”, disse.

Leia mais

Erros de governadores e prefeitos serão investigados na CPI da covid

Grupos

Para a primeira fase da campanha da Influenza, a Semsa recebeu pouco mais de 90 mil doses da vacina, que garantirão a imunização desses três grupos: crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes e puérperas.

A previsão é que sejam imunizadas 642.003 pessoas de 17 grupos prioritários, incluindo os três que começarão a receber a vacina nesta segunda-feira.

Para a vacina contra a influenza, as pessoas dos grupos prioritários deverão procurar uma das salas da Semsa, levando o cartão de vacinação.

O calendário para a imunização dos outros dois grupos será divulgado de acordo com o cronograma de entrega de doses pelo Ministério da Saúde.

Os endereços das salas estão no link. O horário de funcionamento das salas é das 8h às 17h, em dias úteis.

A Semsa orienta que a prioridade é a aplicação da vacina da covid. Para a tomar a influenza, é recomendável aguardar um período mínimo de 14 dias.

Foto: Altemar Alcântara/Semcom