Liberal na economia e conservador nos costumes

Reproduz de forma fidedigna o reacionarismo, o mau-caratismo e a estupidez de uma gente que gosta de se vestir de verde e amarelo, de se enrolar na bandeira nacional, mas que estรก longe, muito longe de ser, de fato, patriota

Liberal na economia e conservador nos costumes

Ednilson Maciel, por Aldenor Ferreira*

Publicado em: 19/04/2021 ร s 07:43 | Atualizado em: 19/04/2021 ร s 07:43

Utilizando o teatro como metรกfora e a obra do sociรณlogo canadense Erving Goffman como inspiraรงรฃo, pode-se dizer que hรก pelo menos cinco anos estรก em cartaz no โ€œTeatro Brasilโ€ a peรงa: โ€œLiberal na economia e conservador nos costumesโ€.

Trata-se de uma tragicomรฉdia, com seรงรตes sempre lotadas, cujo recorde de pรบblico ocorreu na temporada de 2018. O sucesso da โ€œpeรงaโ€ foi tรฃo grande que influenciou diretamente a eleiรงรฃo presidencial daquele paรญs โ€“ cujo nome batizava o teatro โ€“, ajudando a eleger um candidato supostamente liberal e conservador.

Todavia, no mundo real, esse enredo nรฃo seria possรญvel, visto que a oposiรงรฃo proposta no tรญtulo nรฃo se sustenta na significaรงรฃo das palavras: โ€œliberalโ€ e โ€œconservadorโ€ nรฃo sรฃo antรดnimos. Portanto, no que se apresenta, nรฃo hรก verdade, originalidade e fidelidade ร  histรณria e aos conceitos referentes ao conservadorismo e ao liberalismo, ambos nascidos na Europa entre os sรฉculos XVII e XVIII.

Para alรฉm disso, assim como no teatro do absurdo โ€“ em que hรก uma atmosfera de devastaรงรฃo e solidรฃo โ€“, os personagens da peรงa em questรฃo estรฃo presos a situaรงรตes sem soluรงรฃo e, forรงadamente, executam aรงรตes repetidas e sem sentido. Todavia, o que hรก de interessante na peรงa, isso precisamos reconhecer, รฉ o figurino do elenco.

Eles abusam dos tons verdes e amarelos. Sem explicar o porquรช, o ator principal sempre adentra no palco carregando a bandeira nacional. Enrolado nessa flรขmula, ele abre o espetรกculo bradando: โ€œsou liberal na economia e conservador nos costumesโ€.

A plateia, de forma acrรญtica e lobotomizada, tambรฉm vestida de verde e amarelo, como se fora um uniforme, aplaude-o fervorosamente. Tanto que esse tal Teatro Brasil, jรก bem antigo e sem nenhuma obra de restauro nos รบltimos anos, balanรงa diante do รชxtase dos fรฃs.

Por sua vez, os crรญticos de teatro afirmam que essa peรงa apresenta um contrassenso do primeiro ao รบltimo ato. Com muito esforรงo imaginativo poder-se-ia dizer, ao tentar fazer sentido do non sense, que aquele que nรฃo รฉ liberal na economia tende a ter uma postura mais estatizante, ao passo que, o antรดnimo do conservador, aplicado ao sentido social, seria o progressista.

Na verdade, โ€œconservadorismo e liberalismo sรฃo duas correntes de pensamento que estรฃo historicamente ligadas, porรฉm, de modo dialรฉtico, uma como negaรงรฃo da outraโ€, como afirma Osmir Dombrowski no texto Conservador nos costumes e liberal na economia: liberdade, igualdade e democracia em Burke, Oakeshott e Hayek.

Nรฃo existe, portanto, do ponto de vista conceitual, o liberal na economia e o conservador nos costumes, como prega a peรงa, visto que um รฉ a negaรงรฃo do outro. Na verdade, alternando cenas de comรฉdia, tragรฉdia e farsa, a produรงรฃo retrata com fidelidade o pensamento reacionรกrio de parte da populaรงรฃo daquele paรญs.

Ainda, os frequentadores assรญduos do Teatro Brasil e fรฃs da peรงa โ€œLiberal na economia e conservador nos costumesโ€, como bons reacionรกrios, estรฃo sempre querendo voltar ao passado, reivindicando, por exemplo, a todo momento e por todos os meios disponรญveis, o retorno da Ditadura Militar que, por 21 anos, foi o regime de governo adotado nesse Estado que mistura ficรงรฃo e realidade.  

Contraditoriamente, ainda que se digam liberais na economia e conservadores nos costumes, segundo dados do Jornal Valor Econรดmico de 3 de junho de 2020, โ€œum terรงo da classe A e B pediu auxรญlio emergencialโ€, sendo que โ€œdos pedidos de benefรญcio da alta renda, 69% foram atendidosโ€.

Esse auxรญlio, que foi e ainda รฉ fundamental para a sobrevivรชncia de milhรตes de trabalhadores(as), desempregados(as) e desalentados(as), brasileiros(as), foi descaradamente surrupiado pelos que se prestam a assumir papeis passivos nesse enredo.

Portanto, a metafรณrica peรงa apresentada no Teatro Brasil, que tem perdido pรบblico a cada ano e em breve deve sair de cartaz, nรฃo cumpre com a promessa de representaรงรฃo teatral do conservadorismo e do liberalismo brasileiro.

Na verdade, ela reproduz de forma fidedigna o reacionarismo, o mau-caratismo e a estupidez de uma gente que gosta de se vestir de verde e amarelo, de se enrolar na bandeira nacional, mas que estรก longe, muito longe de ser, de fato, patriota.

*Sociรณlogo