Ponta Negra tem comércio até mais tarde, faixa liberada e praia fechada

A Ponta Negra tem alteração a partir deste domingo, com sinalizações necessárias, liberando uma das faixas da avenida Coronel Teixeira entre as rotatórias da avenida do Turismo e do Tropical Hotel

ponta, negra, faixa, praia, fechada

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 24/04/2021 às 21:18 | Atualizado em: 26/04/2021 às 15:01

A Ponta Negra abre, neste domingo (25), com mais serviços ampliados para seus frequentadores, mas continua com a praia interditada. O complexo turístico da zona Oeste terá faixa liberada para atividades físicas e praça de alimentação aberta até as 23h.

As medidas foram anunciadas, neste sábado (24), pelo prefeito David Almeida (Avante).

Almeida decidiu ampliar o espaço destinado à prática de exercícios físicos individuais e caminhadas no local com a abertura de uma faixa liberada aos domingos.

Em contraponto, mantém a interdição da praia e do calçadão inferior. Outra novidade é a ampliação do horário das atividades dos permissionários que atuam no local. 

As mudanças estão no novo decreto municipal nº 5.064, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), nessa sexta-feira (23), que disciplina o uso do Complexo Turístico Ponta Negra com medidas de enfrentamento à pandemia da covid (coronavírus), até o dia 2 de maio. 

“A restrição da Ponta Negra segue para banho e acesso ao balneário, a fim de evitar aglomerações neste momento, enquanto ampliamos a vacinação”, disse Almeida.

De acordo com ele, até o momento, foi ultrapassada a marca de 400 mil vacinas aplicadas em Manaus, com a primeira e segunda doses.

De igual modo, prosseguiu Almeida, para evitar aglomerações no calçadão superior, “estamos também abrindo a faixa liberada aos domingos, mas orientando as pessoas para que sigam com todos os protocolos de segurança, para evitar a contaminação”.

E sugeriu o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

Faixa Liberada 

Aos domingos, o calçadão superior terá uma faixa liberada, para receber pedestres e possibilitar um maior distanciamento entre os frequentadores do espaço, para caminhadas e corridas. 

A alteração começa a partir deste domingo, 25, e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) fará as sinalizações necessárias, liberando uma das faixas da avenida Coronel Teixeira no perímetro que compreende a rotatória em frente à entrada do Tropical Hotel e a rotatória próxima à avenida do Turismo, no sentido bairro/Centro. 

O trânsito será bloqueado no lado direito de quem segue no sentido da avenida do Turismo, deixando a circulação de carros somente pelo lado oposto no sentido bairro/Centro. 

O monitoramento do trânsito será feito com oito agentes, duas viaturas e quatro motos, em todo o perímetro próximo à atividade, na avenida Coronel Teixeira. 

O apoio dos agentes do IMMU segue de 5h até o meio-dia, período em que acontecerão as atividades físicas. 

Os veículos que trafegam na Ponta Negra no sentido Centro/bairro serão desviados para a alameda Alaska, próximo ao edifício Aruba, depois à esquerda na alameda Líbia até a rotatória do Tropical Hotel e assim poderão seguir em contrafluxo na avenida Coronel Teixeira, em direção ao Centro. O sentido oposto da via entre a rotatória do Hotel Tropical e a rotatória do Turismo ficará interditado para a prática de atividade física.

Permissionários 

O decreto ampliou o horário das atividades dos permissionários fornecedores de refeições, gêneros alimentícios e similares, em estabelecimentos localizados no complexo, das 6h às 23h. Demais comerciantes, de 6h às 19h. 

Em qualquer hipótese, fica vedado o acesso à praia. A nova medida considera o decreto nº 5.056, de 31 de março de 2021, que ampliou a data de interdição da praia do parque, fechada desde 18 de setembro de 2020. 

Na área do calçadão, onde a população voltou a frequentar o espaço para a realização de atividades físicas ao ar livre, em decorrência da flexibilização do decreto estadual, a Guarda Municipal e a comissão do parque mantêm a fiscalização no local e orientação aos usuários.

Fotos: Márcio James/Arquivo Semcom