Anvisa recua e diz haver espaço para aprovação da vacina russa
A Anvisa rejeitou, nessa segunda-feira (26), um pedido de vários estados para a aquisição da vacina, produzida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 27/04/2021 às 17:10 | Atualizado em: 27/04/2021 às 17:17
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reverá decisão de ontem e informa que há espaço para aprovação da vacina russa Sputnik V. Ela imuniza contra covid (coronavírus).
A nova posição da agência foi anunciada, nesta terça (27), pelo gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos, Gustavo Mendes Lima.
Ontem (26), a agência reguladora rejeitou um pedido de vários estados para a aquisição da vacina, produzida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.
Ao barrar a entrada do imunizante, os diretores da Anvisa alegaram faltar dados técnicos e pendências na documentação apresentada pelo fabricante.
Pelos documentos poder-se-ia verificar se a vacina é segura e eficaz e que, dessa forma, se pode trazer riscos à saúde. Além disso, foram apontadas falhas.
Leia mais:
De acordo com o gerente-geral, a Anvisa pode rever a posição se conseguir acesso às informações técnicas que considera faltantes.
Essa mudança pode, contudo, ocorrer na avaliação de pedidos de importação pendentes da Sputnik.
Leia mais na Agência Brasil
Foto: Vladimir Gerdo/Tass/Reuters/Agência Brasil