Fiocruz alerta que AM tem tendência de alta em casos e óbitos por covid

Presidente da FVS, Cristiano Fernandes, contesta. Ele diz que a pandemia está em estabilidade em casos e queda nas mortes

Boletim da Fiocruz divulgado hoje mostra tendência de crescimento da covid-19 no amazonas

Neuton Corrêa, da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 13/05/2021 às 20:50 | Atualizado em: 14/05/2021 às 18:25

O mais recente InfoGripe, boletim da Fundação da Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicado nesta quinta-feira, dia 13, diz que o Amazonas apresenta tendência de crescimento no número de casos e de óbitos por covid (coronavírus) e nas incidências Síndrome Respiratória Agudas Grave (Srag).

Além do Amazonas, conforme o boletim, os estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul e Tocantins também apresentam a mesma tendência.

O InfoGripe monitora a doença com base em dados lançados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

De acordo com a análise, referente à Semana Epidemiológica de 2 a 8 de maio, há indícios de interrupção da tendência de queda nos números do Amapá, Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Já o Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo apresentam tendência de estabilização desses valores.

Capitais

O InfoGripe diz também que Manaus está entre as três capitais do país que apresentaram sinal de crescimento da pandemia no período analisado.

Além da capital amazonense, Porto Alegre (RS) e Palmas (TO) também tiveram sinal de crescimento.

Por outro lado, Curitiba, Florianópolis, Macapá, Salvador, São Luís, Teresina, Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Goiânia, Natal, Porto Velho, Recife, Rio Branco, São Paulo e Vitória apresentaram, segundo a Fiocruz, tendência de estabilização.

Leia mais:

Segunda onda persistente de covid no Amazonas pode ser alerta para todo país

Contestação

O presidente da Fundação da Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Cristiano Fernandes da Costa, contestou o InfoGripe.

Segundo ele, a taxa de transmissão do Amazonas, neste momento, é de 0.9, menor do país.

“O InfoGripe informa projeções. Na vida real, é diferente”, retrucou.

De acordo com ele, o momento atual da pandemia, no Amazonas, apresenta queda de 14% nos registros de casos. Isso, explicou, significa estabilidade na média móvel de infecções.

Em relação aos óbitos, o dirigente da FVS diz que a realidade é de redução de 37%.

Segundo Cristiano, o boletim da Fiocruz é divulgado com delay (atraso).

Ele explicou como a FVS acompanha os índices da pandemia.

“Nós monitoramos a vida real, em tempo real. Monitoramos a entrada de pacientes na rede, taxas de ocupação, tanto em leitos clínicos quanto em leitos de UTIs, óbitos, sepultamentos de Manaus e demais 61 municípios”, explicou, acrescentando:

“Um esforço diário de traduzir a realidade”.

Foto: Reprodução