Lima abre ano letivo no interior do Amazonas com formato híbrido

Wilson Lima também inaugurou o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no município de Careiro Castanho

Lima abre ano letivo no interior do Amazonas com formato híbrido

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 19/05/2021 às 15:51 | Atualizado em: 19/05/2021 às 15:52

O governador Wilson Lima deu início ao ano letivo híbrido – presencial e on-line – da rede estadual nesta quarta-feira (19).

O ato ocorreu, com a inauguração do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no município de Careiro Castanho.

Dessa forma, estudantes de todos os níveis e modalidades de ensino nos 61 municípios do interior retornam às atividades presenciais. Inicialmente, as aulas retornam somente no interior.

Do mesmo modo, Em 2021, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto vai atender, aproximadamente, 211 mil estudantes no interior do estado.

Nesse sentido, o governador destacou a importância do retorno dos alunos para as escolas, os protocolos de segurança e a imunização dos profissionais da educação.

“E essas aulas voltam com segurança, colocamos álcool em gel, mais pia, e tem a questão do distanciamento social. Além da vacinação dos profissionais da educação”, disse Wilson Lima.

Imunização

Sobretudo, ele destacou que iniciou, na segunda-feira (17), a imunização desses trabalhadores nos municípios da Região Metropolitana de Manaus.

Por isso, Wilson Lima ressaltou que 30% desses profissionais já foram imunizados no processo de vacinação de pessoas acima de 60.

Além disso, segundo ele, 12 municípios já concluíram a imunização dos profissionais da educação.

Leia mais

De 6,4 milhões de doses, Amazonas recebe só 56 mil de três vacinas

Turmas

Para o retorno, as escolas dividirão as turmas em dois grupos (A e B), que frequentarão a escola em dias alternados, como aconteceu no ano passado.

Quando um grupo estiver na unidade, o outro deverá estar em casa, acompanhando as transmissões do “Aula em Casa”.

A própria equipe escolar definirá os grupos de cada da unidade, e que deverá informar os pais e/ou responsáveis.

Desde o ano passado, as escolas da rede estadual estão adaptadas para que se façam cumprir todos os protocolos de segurança em saúde.

Nesse sentido, o governo instalou nas unidades pias e totens/dispositivos de álcool gel e sabão, para que os estudantes e demais membros da equipe escolar possam higienizar corretamente as mãos.

Além disso, as unidades dispõem tapetes sanitizantes e sinalizações com os principais protocolos e medidas de segurança e enfrentamento à covid-19.

Mensagem

Wilson Lima também assinou uma proposta de alteração no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da Secretaria de Estado da Educação e Desporto.

O documento vai beneficiar pedagogos, gestores escolares e assessores de Gestão Educacional ocupantes de cargos do Magistério. Ou seja, com carga horária de 20h, que possam ter suas jornadas estendidas na mesma proporção.

Agora, o governador enviará a mensagem para a Assembleia Legislativa para apreciação dos deputados estaduais.

Se aprovada pelos parlamentares, a alteração no PCCR possibilita ajustes da oferta de profissionais à demanda escolar.

“Estamos encaminhando uma mensagem para a Assembleia Legislativa para que haja a carga dobrada, ou a possibilidade de carga dobrada para os gestores e também para os pedagogos.”, explicou Wilson Lima.

Foto: Lucas Silva/Secom