Curso de jornalismo promove seminário de folkcomunicação em Parintins
O evento está marcado para os dias 24 e 25 de junho e propõe realizar discussões a respeito das manifestações festivas amazônicas

Ferreira Gabriel
Publicado em: 09/06/2021 às 20:57 | Atualizado em: 09/06/2021 às 20:57
O curso de Comunicação Social/Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realiza nos dias 24 e 25 de junho de 2021 o I Seminário de Estudos em Folkcomunicação de Parintins.
A programação será completamente virtual, em decorrência da pandemia da covid-19.
A temática do evento será “Evidências folkcomunicacionais nas festas amazônicas: construindo identidades e protagonismos”.
O seminário propõe realizar uma discussão e uma leitura das manifestações festivas amazônicas pela perspectiva comunicacional, sob os fundamentos da Folkcomunicação – teoria brasileira criada por Luiz Beltrão.
O objetivo do evento é viajar além da dimensão simbólica das festas e entender a dinâmica, os processos e os fluxos comunicacionais nessas manifestações populares.
Além disso, busca-se divulgar, socializar e democratizar a teoria da Folkcomunicação.
A realização do evento emerge dos ensinamentos teóricos da disciplina “Folkcomunicação”, inserida atualmente na matriz curricular do curso de Comunicação Social/Jornalismo do ICSEZ, ministrada pelo professor doutor Adelson da Costa Fernando, diretor regional Norte da Rede Folkcom.
Os acadêmicos são os principais responsáveis pela organização do seminário, agrupados em equipes de secretaria, equipe cultural (gravação e edição), equipe de comunicação (divulgação) e equipe de cerimonial.
O evento é co-realizado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Cultura e Amazônia (Trokano), com apoio incondicional do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), e pela Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom).
De acordo com o líder do grupo Trokano, Allan Rodrigues, o evento confirma Parintins como um polo de produção científica das ciências humanas.
“A cidade já sediou duas jornadas folkcomunicacionais e a Conferência Brasileira de Folkcomunicação, com destaque para o volume de trabalhos apresentados pelos parintinenses. Nosso seminário consolida toda essa produção acadêmica presente na terra do folclore”, expressa.
Leia mais
Governador diz que vai parar Manaus para vacinar todos acima de 40 anos
Inscrições
As inscrições para o certame estão abertas e são feitas exclusivamente pela internet, de forma gratuita, por meio do link https://doity.com.br/seminariofolk/inscricao.
Podem se inscrever estudantes de graduação, professores, pesquisadores, jornalistas e todos os profissionais envolvidos nas manifestações festivas da Amazônia.
De acordo com o professor doutor Adelson da Costa Fernando, a proposta é integrar o maior número de pessoas possíveis e dessa forma construir um diálogo enriquecedor.
“Nós estamos muito felizes em proporcionar o debate, sob à luz dessa teoria genuinamente brasileira, a respeito das festas tradicionais dessa terra tão peculiar que é Parintins. Esperamos que as discussões possam florescer grandes trabalhos dentro da perspectiva da folkcomunicação”, destaca.
A programação completa, com detalhes dos palestrantes e conferencistas, pode ser acessada por meio do link: I SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM FOLKCOMUNICAÇÃO DE PARINTINS.
Foto: