Pesquisa mostra folga na vitória de Lula sobre Bolsonaro

No primeiro turno, Lula aparece quatro pontos à frente de Jair Bolsonaro. O petista saltou três pontos desde o último levantamento

bolsonaro, venceria, lula, norte

Diamantino Junior

Publicado em: 11/06/2021 às 12:43 | Atualizado em: 11/06/2021 às 12:43

A pesquisa XP/Ipespe de junho mostrou Lula vencendo com mais folga Jair Bolsonaro, na disputa pela Presidência no segundo turno.

Lula abriu nove pontos de vantagem sobre Bolsonaro — a diferença era de dois na última pesquisa. Ele cresceu de 42% para 45% enquanto o presidente caiu de 40% para 36%.

No primeiro turno, Lula aparece quatro pontos à frente de Jair Bolsonaro. O petista saltou três pontos desde o último levantamento, indo a 32%, enquanto Bolsonaro perdeu um ponto, chegando a 28%.

Ciro Gomes foi o que mais perdeu, passando de 9% para 6%. Sergio Moro oscilou um ponto para menos, de 8% para 7%, assim como Luciano Huck, que passou de 5% para 4%.

Leia mais

TSE apresenta logotipo das Eleições 2022 e destaca impacto do voto

Bolsonaro agora aparece numericamente atrás também de Ciro Gomes, que tem 41% contra 37%. Seria derrotado, portanto, por Lula ou Ciro.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados ao entrevistado os nomes dos candidatos, Lula e Bolsonaro aparecem empatados, com 24%.

Há 8% de votos brancos e nulos e 36% que não responderam. Outros candidatos juntos totalizam 8%.

Foram feitas 1.000 entrevistas por telefone, de abrangência nacional, nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Impeachment do presidente

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse hoje ao UOL que o partido apoia o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. No entanto negou que interesse à legenda manter Bolsonaro no poder para as eleições em 2022.

A deputada federal pelo Paraná discursou ontem durante a manifestação pelo impeachment do presidente na avenida Paulista, em São Paulo, que reuniu milhares de pessoas.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, não foi e não fez —até a noite de hoje— qualquer comentário em suas redes sociais sobre o ato.

Questionada se esse afastamento de Lula seria uma estratégia eleitoral para não se desgastar até as eleições do ano que vem, Gleisi rebateu.

“Isso é absurdo. Não tem nenhuma avaliação dessas no PT. Enquanto Bolsonaro estiver lá, será a encarnação da crise na cadeira presidencial. A luta contra o governo Bolsonaro pelo impeachment não está relacionada a uma candidatura do Lula em 2022. O PT é pelo impeachment, sempre deixou isso claro”, disse.

Leia mais no Metrópoles

Foto: Divulgação