Nejmi faz projeto para AM indenizar famílias de vítimas da falta de oxigênio

Se aprovado pelos deputados, o beneficiário pedirá o benefício diretamente ao Governo do Estado, com as comprovações exigidas

Nejmi faz projeto para AM indenizar famílias de vítimas da falta de oxigênio

Diamantino Junior

Publicado em: 30/06/2021 às 19:22 | Atualizado em: 30/06/2021 às 21:33

A deputada estadual Nejmi Aziz (PSD) apresentou nesta quarta-feira (30) projeto de lei na Assembleia Legislativa (ALE-AM) para indenização de familiares de vítimas da covid (coronavírus) na falta de oxigênio no Amazonas, no início deste ano.

O valor proposto é de R$ 100 mil por vítima, dividido entre o número de sucessores.

Se aprovado pelos deputados, o beneficiário pedirá o benefício diretamente ao Governo do Estado, com as comprovações exigidas.

Conforme a deputada, o valor da indenização foi definido por analogia ao que prevê a Lei 10.559, de 13 de novembro de 2002. Nela é estabelecido R$ 100 mil como teto para essas situações.

Segundo o projeto, a responsabilidade pela definição do número de vítimas é da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Contudo, com base em dados da Fiocruz divulgados em março deste ano, Nejmi diz que foram pelo menos 1.654 vidas perdidas perdidas a mais do que nos meses de abril a dezembro de 2020.

Dessa maneira, janeiro de 2021 teve 3.629 óbitos, sendo 2.892 em Manaus e 737 no interior do estado.

Leia mais

‘Capitã Cloroquina’ mente sobre a crise do oxigênio em Manaus

Prazos e valor

O prazo para análise do pedido de indenização pelo Governo do Amazonas será de 15 dias úteis. Aprovado, o pagamento deve ser feito em até trinta dias úteis depois.

Além disso, de acordo com o projeto da deputada, o valor não deve sofrer desconto, nem do Imposto de Renda.

“A edição da súmula 498 do STJ veio a sacramentar o entendimento pelo qual verbas recebidas a título indenizatório não são passíveis de incidência do Imposto de Renda”, afirmou.

O projeto tramita na ALE.

Foto: Divulgação